Defesa Civil: Jundiaí participa de treinamento da ONU
Publicada em 17/11/2014 às 11:55Jundiaí foi uma das seis cidades do Brasil convidadas a participar do curso “Gerir o Risco, Guiar a Mudança: Redução do Risco de Desastres no Quadro dos Processos de Desenvolvimento Local”, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Faculdade de Campinas (Facamp).
Dos dias 10 a 14 de novembro, o assessor municipal, Fernando Salvia Mazzei, representou o coordenador da Defesa Civil, coronel Luis Eduardo Carbonari, no evento.
Jundiaí está certificada pela ONU como cidade modelo de boas práticas na construção de resiliência para a redução de riscos e desastres.
LEIA TAMBÉM
Prefeitura analisa ações de defesa da Serra do Japi
Comitê de Gestão discute ações para período de chuva
“O município está preparado para o atendimento em situações de um desastre natural, minimizando os riscos e perdas para a população. No curso discutimos sobre prevenção, além de planos de reconstrução”, explica Fernando Mazzei.
Além de Jundiaí, Vinhedo, Itatiba, Campinas, Manaus e Recife, também participaram os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop). Ainda de acordo com o assessor da Defesa Civil, a troca de experiência e o intercâmbio cultural entre as cidades e países foi extremamente importante. “Os países africanos não têm tanta experiência com áreas de risco, como os do Brasil. Mas, a relação e a aproximação deles com a comunidade nos trouxe muito conhecimento”, afirma.
O treinamento é voltado para a promoção de políticas e ações de redução de risco de desastres que devem ser inseridas nos processos de desenvolvimento local. A construção destas políticas e ações foi formada por meio do compartilhamento de técnicas e ferramentas entre os participantes.
O evento é organizado pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF-OIT), pelo Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR – CERRD), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e conta com a parceria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Brasil.
Luiza Ronchi
Foto: Divulgação
-
15/01/2025
Reunião no Palácio dos Bandeirantes discute investimentos e melhorias para a Defesa Civil de Jundiaí
-
02/01/2025
Governo realiza visita técnica nas áreas de risco no Jardim Sorocabana – Meias-Aço
-
30/12/2024
Fundo Social promove campanha para vítimas das chuvas
-
30/12/2024
Nota Oficial – Chuvas