Defesa Civil: Jundiaí participa de treinamento da ONU

Publicada em 17/11/2014 às 11:55

Jundiaí foi uma das seis cidades do Brasil convidadas a participar do curso “Gerir o Risco, Guiar a Mudança: Redução do Risco de Desastres no Quadro dos Processos de Desenvolvimento Local”, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), na Faculdade de Campinas (Facamp).

Dos dias 10 a 14 de novembro, o assessor municipal, Fernando Salvia Mazzei, representou o coordenador da Defesa Civil, coronel Luis Eduardo Carbonari, no evento.

Jundiaí está certificada pela ONU como cidade modelo de boas práticas na construção de resiliência para a redução de riscos e desastres.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura analisa ações de defesa da Serra do Japi
Comitê de Gestão discute ações para período de chuva

Jundiaí foi uma das seis cidades brasileiras presentes no curso da ONU

Jundiaí foi uma das seis cidades brasileiras presentes no curso da ONU

O município está preparado para o atendimento em situações de um desastre natural, minimizando os riscos e perdas para a população. No curso discutimos sobre prevenção, além de planos de reconstrução”, explica Fernando Mazzei.

Além de Jundiaí, Vinhedo, Itatiba, Campinas, Manaus e Recife, também participaram os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop). Ainda de acordo com o assessor da Defesa Civil, a troca de experiência e o intercâmbio cultural entre as cidades e países foi extremamente importante. “Os países africanos não têm tanta experiência com áreas de risco, como os do Brasil. Mas, a relação e a aproximação deles com a comunidade nos trouxe muito conhecimento”, afirma.

O treinamento é voltado para a promoção de políticas e ações de redução de risco de desastres que devem ser inseridas nos processos de desenvolvimento local. A construção destas políticas e ações foi formada por meio do compartilhamento de técnicas e ferramentas entre os participantes.

O evento é organizado pelo Centro Internacional de Formação da Organização Internacional do Trabalho (CIF-OIT), pelo Centro de Excelência para a Redução do Risco de Desastres do Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres (UNISDR – CERRD), Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e conta com a parceria da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (SEDEC) do Brasil.

Luiza Ronchi
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/17/defesa-civil-jundiai-participa-de-treinamento-da-onu/
Leia mais sobre