Exposição sobre Cerrado chega ao Centro das Artes
Publicada em 17/11/2014 às 10:00O segundo maior bioma brasileiro está sendo mostrado aos jundiaienses e visitantes da cidade a partir desta segunda-feira (17) com a exposição “Recortes do Cerrado”, do fotógrafo e jornalista Antonio Scarpinetti, o Scarpa, em 12 espetaculares imagens ampliadas que podem ser vistas no saguão do Centro das Artes, na rua Barão de Jundiaí, 1.092, Centro, até o dia 28 de novembro.
Embora esteja presente também em terras paulistas (inclusive em Jundiaí), o Cerrado domina principalmente os estados do Centro-Oeste do Brasil. Muitas vezes subestimado em suas riquezas naturais por causa da beleza única e exótica oculta entre suas flores e galhos retorcidos, oferece uma diversidade própria e também é parte de uma forte cultura popular.
LEIA TAMBÉM
Cultura abre inscrições para Corte do Carnaval
Jundiaí leva seu ‘cerrado’ a congresso de botânica
“A curiosidade em conhecer e documentar a biodiversidade em regiões do planalto conhecidas como o berço das águas, próximas a áreas de fronteiras agrícolas, foi o que moveu a mostra”, comenta o fotógrafo, que tem passagens por instituições como a Unicamp e também pela imprensa jundiaiense.
As imagens foram feitas na Chapada Imperial, próximo ao Distrito Federal, Chapada dos Veadeiros, na região do município de Alto Paraíso de Goiás, e no Parque Estadual de Terra Ronca, no nordeste de Goiás.
“Recortes do Cerrado” é também um alerta para a preservação do bioma. “O cerrado é um dos biomas mais ameaçados por conta das fronteiras agrícolas que estão avançando sobre este ambiente”, enfatiza Antônio.
O alerta trazido pela exposição, que já percorreu outras cidades, coincide com o atividades como as pesquisas desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí sobre os remanescentes de Cerrado no município.
A exposição tem o apoio da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, da Secretaria de Cultura e do Jardim Botânico. A visitação é aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, exceto feriados.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
-
22/12/2024
Serra do Japi contará com Inteligência Artificial para prevenção a incêndios
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni