Saúde apresenta prestação de contas do segundo quadrimestre
Publicada em 17/11/2014 às 18:40A Secretaria de Saúde realizou audiência pública, na Câmara Municipal, para prestação de contas do segundo quadrimestre de 2014. A novidade foi o horário. A pedido dos vereadores, a audiência foi realizada sexta-feira (14) à noite, com objetivo de facilitar a participação da população.
Foram apresentados aos vereadores e às pessoas que participaram da audiência o balanço financeiro e as ações realizadas pela secretaria, no período de maio a agosto deste ano. A prestação de contas quadrimestral está prevista na lei federal complementar 141, que determinou em 2012 os valores mínimos a serem aplicados anualmente pelos governos do País em ações e serviços públicos de saúde, assim como a avaliação e controle de despesas.
O secretário interino de Saúde, Marino Mazzei Júnior, mostrou um resumo da execução orçamentária acumulada de janeiro a agosto. Também destacou que a maior parte do orçamento da pasta, 73%, é de recursos próprios da Prefeitura. O Governo Federal contribui com 26% e o estadual com menos de 1%.
Entre as principais realizações, o relatório destaca a inauguração da Unidade Marechal, inaugurada dia 31 de julho, que reúne as farmácias de alto custo, psicotrópicos e mandatos judiciais, além da atenção ao diabético, o serviço de terapia nutricional e a diretoria de ações de saúde. No período também foi entregue a ampliação da UBS Caxambu.
Nesse quadrimestre, na área da atenção básica foram realizadas 104.607 consultas médicas, 81.437 procedimentos odontológicos e 321.245 exames laboratoriais.
Medicamentos
Com relação à assistência farmacêutica, o gasto com a aquisição de medicamentos para atendimento aos mandados judiciais no período foi de R$ 4,4 milhões. O valor é bem superior ao gasto com aquisição de medicamentos distribuídos na rede básica, que foi de R$ 1 milhão.
Durante a audiência, Marino Mazzei Júnior e alguns diretores da Saúde também prestaram informações e esclarecimentos requeridos pelos presentes. Participaram da audiência os vereadores Gerson Sartori (presidente da Câmara), Paulo Malerba, Antonio de Pádua Pacheco (presidente da Comissão de Saúde), Marcelo Gastaldo, Marilena Negro, Gustavo Martinelli, Márcio Petencostes de Sousa e Valdeci Vilar.
Niza Souza
Foto: Dorival Pinheiro Filho
-
17/11/2024
Sem trégua: Jundiaí soma mais de 123 mil ações contra a dengue
-
05/11/2024
Estudo nacional aponta Jundiaí como a 3ª melhor cidade do país para se viver
-
29/05/2024
Mais de mil pessoas participam das atividades do Dia do Desafio no Bolão
-
29/05/2024
Lançamento da Loja Colmeia Ecosol marca o encerramento do mês da Luta Antimanicomial