Vacinação contra raiva animal segue até o dia 28

Publicada em 17/11/2014 às 17:59

O Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses finalizou domingo (16) a vacinação antirrábica nos bairros de Jundiaí. Mas a campanha contra a raiva animal vai continuar até 28 de novembro, em um posto fixo na sede da Zoonoses (rua Prudente de Moraes, 744, no Centro). A ação é da Secretaria de Saúde.

“A procura dos donos de animais foi baixa e por isso não se atingiu a meta, que era vacinar 46 mil animais, cães e gatos. Desta forma, vamos prorrogar a campanha até o fim do mês”, explica o veterinário Luiz Gustavo Nascimento, do Centro de Zoonoses.

LEIA TAMBÉM
Dia de Luta Contra Aids terá mobilização no Centro

Cães e gatos com mais de 3 meses devem ser vacinados

Durante a campanha nos bairros, de 28 de outubro a 16 de novembro, foram vacinados 29 mil animais, ou seja, 62% da meta. Neste ano foram montados 141 postos de vacinação na cidade – 91 fixos e 49 itinerantes.

Luiz Gustavo lembra que desde a década de 1980 não há registro de casos de raiva em animais na cidade. “Mas isso não significa que a vacinação possa ser dispensada. Existe a preocupação com o ciclo de transmissão da doença pelo morcego”, alerta.

O público-alvo é formado por cães e gatos com mais de 3 meses de idade. De acordo com o Centro de Zoonoses, todos os animais, machos e fêmeas, devem ser vacinados, inclusive fêmeas prenhes, amamentando ou no cio, e idosos. Os animais em tratamento também podem tomar a vacina, desde que o veterinário responsável autorize.

Vale destacar que o animal deve ser levado por um adulto. Além disso, os cães devem estar com coleira e guia, e os gatos, contidos em caixas de transporte ou em fronhas/saco de estopa. Não serão fornecidas vacinas para serem aplicadas em casa.

Niza Souza
Foto: Cleber de Almeida

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/17/vacinacao-contra-raiva-animal-segue-ate-o-dia-28/