Conselho do Idoso realiza 8ª Conferência Municipal

Publicada em 19/11/2014 às 17:53

Propiciar a reflexão, discussão e avaliação das ações dirigidas às pessoas idosas, dos espaços de participação e da forma como é realizada a gestão da política de garantia dos direitos desse público. Estes são os objetivos da 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, marcada para os dias 15 e 16 de dezembro. O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

O encontro, que será no auditório Elis Regina, no Complexo Argos, está com inscrições abertas para as pessoas interessadas.

FAÇA A SUA INSCRIÇÃO

LEIA TAMBÉM
Assistência Social discute benefícios eventuais
Benefícios Eventuais são discutidos em encontro de conselho

Secretária Rita e o presidente Milton: oportunidade

Secretária Rita e o presidente Milton: oportunidade

O tema “O Protagonismo e o Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as Idades” é visto como um grande momento para esse público, segundo a secretária da Semads, Rita de Cássia Marchiore. O assunto, inclusive, será debatido no âmbito federal na 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

“O processo de envelhecimento está acentuado e não aumentamos o papel do idoso na sociedade com essa mesma rapidez”, destaca. “Esse público é capacitado para discutir aspectos e propostas que poderão contribuir para Jundiaí e também todo o País”.

De acordo com o presidente do Comdipi, Milton Calzavara, a conferência de Jundiaí será dividida em quatro temas que serão debatidos em grupos. São eles: Cidadania: Garantia de Direitos; Convívio e Aprendizagem Intergeracional; Valorização e Novas Formas de Inclusão da Pessoa Idosa e Integração e Monitoramento dos Serviços.

“É um espaço que vamos discutir questões dos direitos do idoso e queremos a participação do público na conferência”, afirma o presidente.

Diálogo
Para a responsável pela Coordenadoria do Idoso, Cláudia Sartori, a conferência é fundamental no diálogo e conhecimento das demandas surgidas da sociedade civil.

“É importante esta oportunidade, pois assim realizamos a interlocução do poder público com a sociedade nos três níveis: municipal, estadual e federal. Devemos buscar soluções compartilhadas em todos os assuntos que se referem à pessoa idosa no contexto atual”, afirma.

A conferência será dividida em dois dias. No dia 15, às 13h, será feita a abertura com o professor Pedro Rocha Lemos, diretor da Escola Superior de Educação Física (Esef). E no dia 16 os debates serão das 8h às 17h. Haverá almoço no local.

As inscrições também podem ser feitas pessoalmente no Centro de Convivência do Idoso da Argos (Criju), na avenida Dr. Cavalcanti, 396; na Associação dos Aposentados, na rua 15 de Novembro, 1336; e ainda no Comdipi, localizado na rua Senador Fonseca, 605.

Kadija Rodrigues
Foto: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/19/conselho-do-idoso-realiza-conferencia-municipal-em-dezembro/