Saúde participa da Jornada do Doador de Sangue

Publicada em 21/11/2014 às 17:38

Profissionais da Vigilância Epidemiológica e do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), da Secretaria de Saúde, participam nesta segunda-feira (24) da 9ª Jornada do Doador de Sangue, realizada pela unidade de Jundiaí da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). O evento será na Câmara Municipal, às 19h.

O diretor de Vigilâncias em Saúde, José Trad Neto, vai falar sobre o papel da Vigilância Epidemiológica na doação de sangue e como é feito o controle dos exames com resultados alterados. Já a assistente social Grace do Prado Dan, da equipe do CTA, vai explicar sobre o trabalho do centro, local em que é oferecido o teste grátis de HIV.

Doadores vão ser homenageados pelo exemplo

De acordo com o gerente médico da unidade, João Augusto Fernandes Gonçalves, o objetivo do evento é homenagear os doadores de sangue da cidade e região. “Em Jundiaí, cerca de 60% a 70% dos doadores são recorrentes. Essa homenagem é um reconhecimento a essas pessoas”, destaca o médico.

João Augusto explica ainda que o alto número de doadores recorrentes ajuda a manter o índice de descarte sorológico baixo. Atualmente, a média na cidade é de 1%, enquanto a nacional é de 3,5%.

Além das profissionais da Secretaria de Saúde, a Jornada terá ainda palestra sobre hemácias duplas, com a enfermeira Maria de Fátima Nunes, coordenadora da Consultoria Linha Hemoterápica.

Niza Souza
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/21/saude-participa-da-jornada-do-doador-de-sangue/
Leia mais sobre