Conselheiros tutelares recebem capacitação para novo sistema de informação

Publicada em 24/11/2014 às 18:13

Os integrantes dos dois Conselhos Tutelares de Jundiaí recebem treinamento, nesta segunda-feira (24) e terça-feira (25), do Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia). A capacitação ocorre na Fatec, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

O Sipia é um sistema nacional de registro e tratamento de informações sobre a garantia e defesa dos direitos fundamentais estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Conta com uma saída de dados agregados em nível municipal, estadual e nacional e se constitui numa base única para formulação de políticas públicas no setor.

LEIA TAMBÉM
Sistema Único de Trabalho é tema de debate em Jundiaí

Conselheiros recebem treinamento: novo sistema

“Os treinamentos ocorrem em todo o País para que os conselhos façam a implementação efetiva do sistema. Por ser online, pode ser acessado de qualquer lugar. É padrão e facilita o trabalho dos conselheiros”, afirma Érica Oliveira Silva, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, responsável pelo desenvolvimento do Sipia.

Para a secretária da Semads, Rita de Cássia Marchiori, o treinamento é uma oportunidade para aprimorar os conhecimentos. “E de fato colocar em prática um sistema que vai agilizar os atendimentos e o trabalho dos conselhos”, afirma. Rita estava acompanhada das diretoras Fátima Massucato e Roselaine Mamede.

O conselheiro Donizeth Aparecido de Andrade, do Conselho Tutelar 1, já está familiarizado com o Sipia. “Desde janeiro começamos utilizar e com certeza facilitou muito o nosso trabalho e otimizou o nosso tempo. Consigo acessar o sistema de qualquer computador”, afirma. A conselheira Ana Paula Reis Pereira, do Conselho Tutelar 2, espera que o Sipia contribua para gerar dados que hoje não existem. “A ferramenta é nova, temos algumas dificuldades, mas esperamos conseguir utilizá-la no nosso dia a dia”, diz.

Denúncias
O Sipia também é mais um caminho para as denúncias. Elas podem ser feitas no próprio SITE maneira anônima. “A denúncia é encaminhada direto para o conselho que atende aquela região apontada. O denunciante precisa fornecer o máximo de informações ao cadastrar a ocorrência, como endereço e ponto de referência. Isso agiliza o atendimento do conselho”, afirma Donizeth.

Além dos conselhos de Jundiaí, o treinamento também foi destinado para conselheiros de São José dos Campos e de Piracicaba. “Infelizmente não tivemos adesão de Piracicaba”, destaca Érica.

A capacitação continua nesta terça-feira (25), na Fatec.

Kadija Rodrigues
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/24/conselheiros-tutelares-recebem-capacitacao-para-novo-sistema-de-informacao/