Prefeitura reúne entidades para discutir Plano de Segurança e Cidadania

Publicada em 27/11/2014 às 16:11

Cerca de 80 pessoas, representantes de diversos segmentos da sociedade, participaram na noite de quarta-feira (26) de um encontro com o secretário da Casa Civil, José Carlos Pires. O objetivo da reunião foi apresentar e discutir a proposta do Plano Municipal de Segurança Pública e Cidadania, em desenvolvimento pela Prefeitura de Jundiaí.

De acordo com o secretário, o plano está em fase inicial de constituição. “Falamos com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e discutimos no Gabinete de Gestão Integrada (GGIM). Agora vamos começar a ouvir a sociedade civil.” A ideia, segundo ele, é constituir o plano em parceria com todos os segmentos.

LEIA TAMBÉM
Prefeitura estuda nova aeronave contra incêndios
Operações do GGIM garantem segurança nos bairros

Reunião com associações, consegs e lideranças de bairro

Reunião com associações, consegs e lideranças de bairro

A primeira versão do plano deve ser apresentada em janeiro do ano que vem no Conselho da Cidade (Concidade). Depois disso, serão realizadas audiências públicas em todas as regiões administrativas do município. “O planto tem a marca da integração das forças de segurança pública com a sociedade. É um instrumento de planejamento, controle e aplicação das políticas públicas de segurança”, enfatizou o secretário.

Além do plano, José Carlos Pires informou ainda aos presentes sobre os projetos de lei para a criação do conselho e do Fundo Municipal de Segurança Pública e Cidadania. Ambos já estão na Câmara Municipal e devem ser votado ainda este ano.

O Fundo seria abastecido com recursos próprios, dos fundos nacional e estadual, de emendas parlamentares e também da iniciativa privada. “Vemos a segurança de uma forma mais ampla além das forças policiais. A segurança envolve espaços públicos conservados e ocupado pela população, iluminação e outros aspectos. É preciso ter envolvimento de todas as esferas e também da comunidade”, enfatizou o secretário.

José Carlos Pires explicou a criação do plano

José Carlos Pires explicou a criação do plano

Niza Souza
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/27/prefeitura-reune-entidades-para-discutir-plano-de-seguranca-e-cidadania/