Secretário de Serviços Públicos visita aterro sanitário no Equador

Publicada em 27/11/2014 às 15:56

O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, realizou uma visita técnica ao aterro sanitário de Pichcacay, que está localizado a 21 km de Cuenca, no Equador. É neste aterro que é depositado o resíduo sólido recolhido ali – são cerca de 430 toneladas por dia.

Em Cuenca, está sendo feita a preparação para captação de biogás da fase do aterro (procedimento já encerrado naquele local). O biogás captado será utilizado na queima e como subproduto para geração de energia.

LEIA TAMBÉM
Secretaria de Desenvolvimento visita multinacional

Ponte Torta ‘invade’ a avenida Nove de Julho

Experiência de Jundiaí mostrada em Cuenca

“Esta visita é importante para conhecer as técnicas que cada cidade utiliza. Em Cuenca, eles captam o biogás de um aterro já em fase de encerramento. Em Jundiaí, nós queremos captar o biogás do material antes do envio para aterro, realizando a fermentação ou compostagem. Com isso, buscamos acabar com a atividade biológica dos nossos resíduos, que é responsável pela emissão dos gases de efeito estufa”, explicou.

Desde terça-feira (25), o secretário jundiaiense participa do “Primeiro Diálogo conjuntivo Cidades da América Latina”, evento organizado pela cidade equatoriana. Na oportunidade, a experiência e o trabalho desenvolvidos em Jundiaí relacionado aos estudos em soluções tecnológicas para tratamento dos resíduos sólidos foram apresentados pelo secretário.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/27/secretario-de-servicos-publicos-visita-aterro-sanitario-no-equador/