Corrida, selo e medalhas marcam a festa dos 65 anos da GM

Publicada em 19/11/2014 às 17:06

A comemoração dos 65 anos da Guarda Municipal de Jundiaí será marcada por três importantes eventos, marcados para o domingo (23), com uma corrida de rua, e, na segunda-feira (24), na Câmara Municipal, a partir das 10 horas, com o lançamento de um selo e um carimbo comemorativos, pelos Correios, além da entrega da Medalha Vasco Venchiarutti aos GMs que mais se destacaram em 2014.

O selo e o carimbo, em especial, representam muito para a corporação, pois será a primeira vez que uma Guarda Municipal do Brasil receberá importante homenagem dos Correios. Ambos estarão circulando já a partir da segunda-feira (24), pois é a data em que a GM foi criada, em 1949. O selo traz a imagem do carro 13, viatura que, em 1951, tornou-se o símbolo do reconhecimento e o respeito da população perante a corporação.

LEIA TAMBÉM
Confira o que abre e fecha no Dia da Consciência Negra
Solenidade no Paço Municipal comemora o Dia da Bandeira

É a primeira vez que uma Guarda Municipal do Brasil recebe a homenagem dos Correios.

É a primeira vez que uma Guarda Municipal do Brasil recebe a homenagem dos Correios.

A solenidade de lançamento do selo ocorrerá juntamente com a entrega de medalhas, na Câmara Municipal, com a presença de GMs, homenageados e seus familiares e autoridades convidadas.

Corrida
No domingo (23), dando início às comemorações, será realizada a 2ª Corrida de Rua, com largada prevista para as 8h, na avenida União dos Ferroviários, ao lado do Hipermercado Extra.

História
A Guarda Municipal de Jundiaí é uma das mais antigas e respeitadas no País, criada em 24 de novembro de 1949, tendo como patrono o verador Lázaro de Almeida. A função dos integrantes da corporação é proteger o patrimônio municipal e atender a população 24 horas por dia, em apoio às demais forças de segurança do município.

A corporação possui hoje um Centro de Controle Operacional, com monitoramento por câmeras em toda a cidade, incluindo a Serra do Japi, além de fazer rondas escolares e o patrulhamento comunitário.

Em meados deste ano, a GM ampliou sua presença nas ruas, com a implantação de uma base na região central da cidade. Além disso, conta com um canil, com 20 cães treinados para atuar nas operações de repressão à criminalidade. Dentro do programa de combate às drogas, o “Crack, é Possível Vencer”, a GM utiliza armamento não letal.

Cães auxiliam a GM nas operações de combate à criminalidade

Cães auxiliam a GM nas operações de combate à criminalidade

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/19/corrida-selo-e-medalhas-marcam-a-festa-dos-65-anos-da-gm/