Cultura Hip Hop conquista espaço inédito na cidade

Publicada em 10/11/2014 às 16:59

Grafite, DJ, break e rap. Todos os elementos da Cultura Hip Hop estiveram representados na abertura da 1ª Semana do Hip Hop, neste sábado (8), em frente à Casa da Cultura. Promovida pela Prefeitura de Jundiaí, a programação é comemorativa ao Dia Municipal do Hip Hop, celebrado na próxima quarta-feira (12). A atividade prossegue com várias atividades até o próximo domingo (16).

A 1ª Semana do Hip Hop é organizada pela Secretaria de Cultura e coordenadorias da Juventude, Trabalho e Promoção da Igualdade Social, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer.

LEIA TAMBÉM
Dança é destaque no Teatro Polytheama
Nível de ‘Jovens Instrumentistas’ surpreende

Abertura da 1ª Semana do Hip Hop de Jundiaí

Abertura da 1ª Semana do Hip Hop de Jundiaí

O espaço aberto para o Hip Hop no governo Pedro Bigardi foi citado pelos representantes do movimento na cidade que participaram da abertura. Ricardo Valério, o Cadinho, que milita há 20 anos no movimento, destacou a criação do Dia Municipal do Hip Hop, comemorado dia 12 de novembro.

É a primeira vez que nossa arte encontra espaço na Secretaria de Cultura. Estamos nesta luta há muitos anos e este reconhecimento, assim como a instituição do Dia Municipal do Hip Hop, é uma conquista. Só conseguimos isso graças a esta administração, que tem um olhar voltado para o jovem e a periferia. O Hip Hop é uma cultura salvadora que tirou muitas pessoas do crime e agora estamos saindo do gueto para ocupar nosso espaço na sociedade”, disse.

Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, trata-se de um reconhecimento legítimo à uma cultura popular que representa a identidade dos jovens da periferia. “O Hip Hop é uma realidade e exemplo de ocupação do espaço urbano por meio da arte que mostra qualidade e resistência, rompendo a barreira da marginalidade. O governo reconhece este movimento e a Secretaria de Cultura tem a missão de abrir espaço para esta cultura urbana mostrar o potencial por meio dos artistas, que até então, tinham dificuldade de se organizar. Isto é justiça social e inclusão para que os jovens talentos desta cultura sejam reconhecidos pela sociedade”.

Grafiteiros e DJ’S marcaram presença

Grafiteiros e DJ’S marcaram presença

Igualdade
Gustavo Tavares, do Coletivo de Grafite, também salientou o espaço conquistado pelo movimento na atual administração. “É o caminho de acesso para a cultura de todas as classes. Por muitos anos, o movimento ficou estagnado pela falta de oportunidades. Meu principal sentimento como artista é que nesta administração todos têm espaço e são tratados com igualdade.”

A 1ª Semana do Hip Hop prossegue com várias atividades como Ocupação Hip Hop, ato na Câmara Municipal, apresentação de documentário e a realização do 1º Fórum do Hip Hop de Jundiaí. O encerramento será no centro esportivo José Brenna, o Sororoca, e contará com show de grupos de rap, racha de break, Dj’s e grafite ao vivo, além de mostra de Low Rider e Low Bikes e campeonato de basquete 3 e skate. As pessoas interessadas em participar dos campeonatos precisam fazer as inscrições para as disputas de basquete e de skate.

Viviane Rodrigues
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/10/cultura-hip-hop-conquista-espaco-inedito-na-cidade/