Diversos eventos marcam 1ª Semana do Hip Hop
Publicada em 06/11/2014 às 14:16A Prefeitura de Jundiaí realiza a 1ª Semana do Hip Hop na cidade. A abertura será sábado (8), a partir das 12h, com uma série de atividades programadas na rua Barão de Jundiaí, 868, Centro – em frente à Secretaria de Cultura. O evento é organizado pelas coordenadorias da Juventude, do Trabalho e da Promoção da Igualdade Social, além das secretarias de Cultura e de Esportes e Lazer.
Racha de break, duelo de MC’s e workshop de DJ são algumas das ações esperadas para a abertura do evento, que prossegue até o próximo dia 16 (domingo).
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA
LEIA TAMBÉM
João Carlos Martins se apresenta no Polytheama
Preto e branco ganham vida na Mostra Fotográfica da Pinacoteca
Para a coordenadora da Juventude, Narrinam Camargo, essa semana vai aprofundar o debate e as ações voltadas para esse público, que tem grande representatividade na cidade. “Dentro da programação teremos o 1º Fórum de Hip Hop, no qual poderemos discutir políticas públicas e saber qual será o papel da administração municipal”, destaca. O fórum será na sexta-feira (14), às 19h30, no auditório Elis Regina, no Complexo Argos.
“O Hip Hop é um dos maiores responsáveis pela evasão dos jovens, a maioria negros, da criminalidade nas periferias brasileiras. Isso faz com que o poder público se comprometa com ações que incluam essa manifestação”, afirma a coordenadora da Promoção da Igualdade Social, Valéria Fonseca.
Valéria diz que é preciso trabalhar sobre eixos de atuação para que a contribuição das coordenadorias seja efetiva e eficaz: difusão do Hip Hop como política pública de Igualdade Racial e de combate à discriminação racial; elaboração de políticas públicas de juventude através da intervenção do Hip Hop; inserção do movimento como tema transversal da educação; e interface do combate à discriminação de gênero.
Gabriel de Souza, participante do movimento Hip Hop em Jundiaí, comemora o espaço que o governo Pedro Bigardi dá ao segmento. “É a primeira vez que nossa vertente cultural está sendo reconhecida. É uma conquista para todos do movimento”.
Reconhecimento
Para o secretário de Cultura, Tércio Marinho, esta é uma resposta natural por parte da administração pública, que alinha as ações a partir das necessidades da população. “Nosso governo tem a missão e obrigação de reconhecer todas as expressões artísticas e culturais. O Hip Hop representa a força de criação da juventude. Estamos sempre em busca da universalização e democratização do acesso à cultura”, destaca.
O encerramento da 1ª Semana do Hip Hop será no centro esportivo José Brenna, o Sororoca, e contará com show de grupos de rap, racha de break, Dj’s e grafite ao vivo, além de mostra de Low Rider e Low Bikes, campeonato de basquete de 3 e skate. As pessoas interessadas em participar precisam fazer as inscrições para o Campeonato de basquete e para o Campeonato de skate.
“A Semana do Hip Hop será muito importante e a Secretaria de Esportes e Lazer não poderia deixar de apoiar. O basquete de 3 vem crescendo muito e estamos atentos a isso. Na Semana da Juventude já apoiamos o campeonato de skate e agora faremos novamente. Em um semestre, promovemos dois grandes eventos para a modalidade”, afirma Cristiano Lopes, secretário de Esportes e Lazer.
Kadija Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ
-
21/11/2024
Duas ações culturais gratuitas acontecem neste sábado (23) na Biblioteca Nelson Foot
-
21/11/2024
Parceria entre Cultura e Sebrae capacita produtores culturais, artistas e empreendedores criativos
-
21/11/2024
Poesia, música e dança fazem parte do roteiro cultural de ‘Noite do Sarau’ na Nelson Foot
-
19/11/2024
Programação do Dia da Consciência Negra segue ao longo da semana do Centro das Artes