Encontro Nacional de Opalas em Jundiaí terá carro de Stock Car

Publicada em 07/11/2014 às 15:30

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Turismo, Marcos Brunholi, representou a Prefeitura de Jundiaí em evento realizado na noite de quinta-feira (6), no saguão do Hotel Transamérica, em São Paulo, quando foi anunciada uma nova categoria dentro da Stock Car (competição automobilística), batizada de ‘Old Stock Race’.

Acompanhado do presidente do clube Opaleiros Jundiaí, Raphael Pimenta, o secretário aproveitou para anunciar o 8º Encontro Nacional de Opalas, que será realizado em Jundiaí, dia 30 de novembro, pela primeira vez no Parque Comendador Antonio Carbonari, o Parque da Uva.

E já teve uma confirmação de peso para o evento deste ano: o artista plástico Paulo Soláriz, reconhecido internacionalmente pelas obras (pinturas e esculturas) alusivas ao automobilismo, estará em Jundiaí.

CONFIRA AS FOTOS DO ENCONTRO EM SÃO PAULO

Paulo Soláriz (à direita) junto com Marcos Brunholi e convidados

Soláriz teve o primeiro contato com carros de corrida em 1956, no autódromo de Interlagos, quando foi levado pelo pai, seo Cloriolano, outro entusiasta da modalidade. Em homenagem à memória do pai, um dos Opalas da coleção particular leva o nome de Big Daddy, e deverá roncar o motor V8 em Jundiaí no dia 30. Na página dele na internet, há relatos e imagens de grandes obras idealizadas pelo artista.

“Boa parte desse público que está aqui já confirmou presença em nosso evento. É uma ótima oportunidade de estreitar esse contato, divulgar o potencial turístico e econômico da cidade, além de levar a atração para todos os apaixonados pelo Opala”, comentou Brunholi, enquanto o capô de um veículo ano 1976 era retirado para que todos pudessem ver de perto a mecânica básica e parruda de um exemplar colocado na entrada do hotel.

Para Raphael Pimenta, o encontro do próximo dia 30 deve reunir mais de 1,5 mil veículos no interior do Parque da Uva. “Temos a expectativa de que aproximadamente 20 mil pessoas passem pelo parque no dia do evento”, contabiliza. “Muitas dessas pessoas vêm de outros Estados e, até, de outros países. Já confirmaram presença opaleiros do Paraguai, Argentina e até do Chile”, garante.

Um dos Opalas de Soláriz que estará em Jundiaí

Old Stock Race
A cerimônia de lançamento da nova categoria da Stock Car culmina com a realização da etapa brasileira da Fórmula 1 no autódromo de Interlagos, em São Paulo, neste domingo (9), e com o 8º Encontro Nacional de Opalas, dia 30 no Parque da Uva.

Para Paulo Soláriz, organizador da modalidade e apaixonado pela velocidade, “a ideia é promover um resgate ao básico às raízes do automobilismo, quando os carros eram guiados. Hoje, eles é que guiam os pilotos”, compara. “Os Opalas eram os carros oficiais da Stock Car até meados dos anos de 1980. Agora, voltam a ganhar protagonismo.”

Ainda na cerimônia, que contou com mulatas e percussionistas de samba, representantes das equipes Sauber e Ferrari, da F1, transitavam pela entrada com transparente curiosidade. Objetos originais, como um capacete usado pelo piloto Ayrton Senna e o troféu de F1 do GP Brasil de 2013 também eram vedetes que aguçavam a curiosidade dos convidados.

Thiago Secco
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/07/encontro-nacional-de-opalas-em-jundiai-tera-carro-de-stock-car/