Exposição na praça leva público à reflexão

Publicada em 25/11/2014 às 18:51

Quem passou pela praça Governador Pedro de Toledo nesta terça-feira (25) se deparou com a exposição “Tornar visível o invisível”. Realizada pelos alunos do curso de História da Arte e promovida pela Secretaria de Cultura, a iniciativa é composta por sete instalações. Trata-se de um convite à reflexão sobre temas atuais, como trabalho escravo infantil, aquecimento global, moradores de rua, ócio criativo, desejo, conformismo e caminhos a serem percorridos.

LEIA TAMBÉM
Definidos os melhores desenhos natalinos

Prefeito assina convênio para criar ‘Espaço Jovem’ na biblioteca

Exposição chama a atenção das pessoas na praça

A professora de História da Arte e artista plástica Heloisa Gregori explica que a exposição é resultado do curso realizado na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, que tratou sobre a arte contemporânea em aulas teóricas e oficinas práticas. Como trabalho de conclusão de curso, Heloísa propôs aos alunos a realização da exposição em praça pública. “Este ano, sugeri um trabalho que levasse à reflexão por meio de uma arte poética, crítica e pública. Por ser um espaço onde públicos diferentes se encontram, escolhemos a praça para recebê-la. Dentro desta proposta, cada aluno trabalhou um tema.”

Para o diretor do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí ‘Solar do Barão’, Jean Camoleze, a exposição mostra o papel da arte como instrumento de reflexão. “Esta exposição é um exemplo de como as manifestações culturais e artísticas podem levar à reflexão das pessoas para a construção de uma sociedade mais crítica.”

Prevenção
Na instalação “O aquecimento global e a bicicleta”, a bióloga aposentada Silvia da Silva Rocha propõe às pessoas utilizar mais a bicicleta como meio de transporte e forma de prevenir doenças. “Além de não poluir, é uma forma de minimizar o trânsito, e aos usuários ajuda na prevenção de doenças como osteoporose, diabetes e obesidade”, observa.

Instalação é resultado do curso de História da Arte

A instalação “Não se conforme”, da estudante de Ciências Sociais Sarah Kalley Gonçalves, chama a atenção para o comodismo das pessoas com tudo o que não é bom. “A ideia é que as pessoas que passem por aqui reflitam o porquê estão se conformando com o que não deviam”, salienta.

Heloísa considera positivo o resultado da exposição. “Foi um trabalho difícil para os alunos, mas eles se saíram muito bem, todos conseguiram colocar em prática seus projetos, que tiveram uma boa interação com o público da praça.”

Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/25/exposicao-na-praca-leva-publico-a-reflexao/
Leia mais sobre ,