Fórum debate políticas e incentivos para o Hip Hop

Publicada em 12/11/2014 às 17:39

A Câmara Municipal sedia neste sábado (15) um debate inédito. Trata-se do 1º Fórum de Hip Hop, marcado por oficinas, debates e atividades culturais, das 9h às 18h, com entrada gratuita. O evento faz parte da 1ª Semana do Hip Hop de Jundiaí, promovida pelo Coletivo Jundiaiense de Hip Hop em parceria com a Prefeitura de Jundiaí. A abertura oficial do fórum acontece nesta sexta-feira (15), às 19h30, na Sala Elis Regina, no Complexo Argos, com a presença de representantes do movimento Hip Hop de Jundiaí e poder público.

Durante o fórum, serão discutidas políticas culturais e de incentivo ao segmento. Entre os destaques está a palestra promovida em parceria com o Sebrae, com início às 10h, sobre o funcionamento e regras do Micro Empreendedor Individual (MEI) – uma lei que busca tirar o profissional da informalidade. “Muitas pessoas não têm informação sobre esta lei, existem artistas que ainda veem a arte como hobby. O MEI ajuda neste sentido, de organização e administração financeira”, comenta Tatiane Oliveira, mais conhecida como DJ Tati.

LEIA TAMBÉM
Cultura: Charlie Chaplin será tema de curso no CineArte
Virada Negra: Afoxé combate a intolerância por meio da música
Inscrição para Mostra Jundiaiense de Teatro termina sexta-feira (14)

Semana do Hip Hop movimenta Jundiaí até domingo (16)

Semana do Hip Hop movimenta Jundiaí até domingo (16)

O espaço do debate é também uma antiga demanda do movimento na cidade. “Muitos artistas têm dúvidas quando surge a oportunidade de participar de editais de apresentação, propostas para a participação em eventos promovidos pela Prefeitura de Jundiaí. Esta é a oportunidade esclarecer essas dúvidas”, explica Eliane da Silva Pinto, responsável pela Diretoria de Ação Comunitária.

No período da tarde, a partir das 13h, começam os debates sobre: Hip hop e Educação, Sustentabilidade do Hip Hop e Evolução do Hip Hop. As conversas serão conduzidas por integrantes do movimento de Jundiaí e região. “Jundiaí estava carente de uma iniciativa como esta. Vamos ter a oportunidade de apresentar a cultura e rotina do hip hop”, diz a DJ Tati, que destaca o apoio da Prefeitura de Jundiaí. “Nesta gestão, estamos conseguindo o apoio e incentivo do poder público.”

O encerramento do fórum acontece às 17h, com apresentações culturais. O evento é organizado pelo Coletivo Jundiaiense de Hip Hop e Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura, coordenadorias Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial, da Juventude, do Trabalho Emprego e Renda, com apoio da Secretaria de Esportes e Lazer.

Programação
O Dia Municipal do Hip Hop é comemorado nesta quarta-feira (12).
Por conta disso, a Prefeitura de Jundiaí promove a 1ª Semana do Hip Hop de Jundiaí – aberta dia 8 de novembro com atividades ligadas ao movimento Hip Hop da cidade, em frente à Casa da Cultura. A programação prossegue até o próximo domingo (16).

Nesta quinta (13), será exibido o filme documentário “Nos tempos de São Bento”, às 19h, no Sindicato dos Bancários Jundiaí. Na sexta, (14), às 19h30, na Sala Elis Regina (Complexo Argos), ocorre a solenidade de abertura do 1º Fórum de Hip Hop de Jundiaí, que prossegue no sábado, na Câmara Municipal, com debates, oficinas e atividades culturais, das 9h às 18h.

O encerramento da 1ª Semana do Hip Hop de Jundiaí está marcado para domingo (16), no centro esportivo José Brenna (Sororoca), das 10h às 17h, com show com grupos de rap, racha de break, DJ’s, grafite ao vivo, mostra de Low Rider e Low Bikes, campeonatos de basquete 3 e de skate (faça sua inscrição para o campeonato de basquete e de skate).

Assessoria de Imprensa
Foto: Dorival Pinheiro Filho

Assista à reportagem da TVE Jundiaí sobre as ações culturais da Semana do Hip Hop


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/12/forum-debate-politicas-e-incentivos-para-o-hip-hop/
Leia mais sobre ,