Implantação do CER 3 em Jundiaí tem mais uma rodada de debates

Publicada em 14/11/2014 às 16:10

A implantação de um Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Jundiaí já deixou de ser um tema de debate para avançar no território da sua efetiva consolidação, a partir de 2015. Isso ficou muito claro nesta sexta-feira (14) com a vinda para a cidade coordenadora geral de Saúde para pessoa Deficiente do Ministério da Saúde, a Drª. Vera Mendes, durante o encontro “Gestão da Rede de Cuidados para a Pessoa com Deficiência”, realizado no auditório da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.

O encontro, organizado pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, contou também com representantes das cidades da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ) e de entidades e movimentos que atuam no atendimento a pessoas deficientes, da cidade e de municípios abrangidos pela Diretoria Regional de Saúde (DRS7) do Estado. O objetivo foi alinhar as tratativas com relação à implantação de um CER 3, tendo Jundiaí como sede, em conformidade com o que já vem sendo discutido desde abril deste ano por um colegiado gestor regional, formado a partir do programa federal Viver Sem Limites.

LEIA TAMBÉM
Confira o que abre e fecha em 15 de novembro
Prefeitura discute Orçamento e anuncia pacote de obras

O encontro contou com representantes de diversos setores ligados ao tema

O encontro contou com representantes de diversos setores ligados ao tema

Jundiaí tem um papel fundamental na formatação dessa nova política de assistência aos deficientes, por conta da existência do Núcleo de Atendimento a Pessoa com Deficiência (NAPD), que, na prática, funciona como um embrião do CER. De acordo com a gerente do NAPD, Nadima Abdo, o órgão atua com deficientes físicos, que é uma das três patologias que um CER deve contemplar como critérios mínimos: deficiências física, visual e intelectual.

“Para a cidade representa muito, pois atenderia à nossa meta de ampliar as atividades do NAPD, que seria transformado no CER 3, passando a contar com uma sede própria, planejada para esse tipo de atendimento e contemplando também as necessidades da nossa região”, comentou a gerente. Segundo ela, o projeto viabilizaria ainda a criação de uma oficina ortopédica, para atender a demanda por próteses e outros materiais destinados ao público-alvo desse serviço.

A coordenadora do Ministério da Saúde, Vera Mendes, destacou os principais pontos do projeto

A coordenadora do Ministério da Saúde, Vera Mendes, destacou os principais pontos do projeto

Projeto flexível
Para a representante do Ministério da Saúde, em que pese o formato sugerido pela portaria ministerial para ampliação dessa rede de atendimento, o que vem sendo pactuado nas reuniões com os municípios, inclusive Jundiaí, tem um critério flexível, de construção de uma nova rede.

“É uma rede importante, mas também nova e os ajustes vão ter de acontecer durante um certo período”, disse. Segundo ela, o plano de ação vai começar e isso é irreversível, pois se trata de uma boa política para o setor. “O importante é que está permitindo que caminhemos juntos, na mesma direção”, acrescentou.

Vida ativa para a pessoa com deficiência
É o que baliza as metas do prefeito Pedro Bigardi na questão das pessoas com deficiência. O assessor da Coordenadoria da Pessoa com Deficiência, Alcebíades Nascimento Júnior, ressaltou o que é, para o governo municipal, uma preocupação, mas também uma política que avança cada vez mais. “Existem muitas demandas, mas também existem boas práticas”, disse.

Fortalecimento
Representando o prefeito Pedro Bigardi, o assessor especial para assuntos das coordenadorias, Vanderlei Victorino, ressaltou que o governo tem uma tarefa muito importante, que é fortalecer o atendimento às pessoas deficientes. “E nós só vamos conseguir avançar nessa direção com o fortalecimento da rede”, falou Victorino, corroborando a afirmação feita antes pelo representante da Secretaria de Saúde, Thiago Teixeira, que, inclusive, tem assento na mesa de debates desde que o tema começou a ser discutido no início do ano.

Os números
De acordo com o último censo realizado pelo IBGE, em 2010, existem na região de Jundiaí 10.468 pessoas com deficiência física, 17.263 com deficiência visual e 7.065 com deficiência intelectual. Já no NAPD, estão cadastrados 5 mil pacientes com deficiência física, sendo desse número dois terços de pessoas de Jundiaí.

Estiveram presentes também ao encontro o secretário Tércio Marinho (Cultura), as coordenadoras Marilza Campos (da Mulher) e Cláudia Sartori (do Idoso), além do diretor da Escola de Governo e Gestão do Município, Marcelo Lo Mônaco, e a representante da Diretoria Regional de Saúde (DRS7), Vanessa Cavenaghi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/14/implantacao-do-cer-3-em-jundiai-tem-mais-uma-rodada-de-debates/