Jundiaí sedia 1º Seminário Técnico Internacional

Publicada em 04/11/2014 às 15:23

A Prefeitura de Jundiaí realiza nos dias 11 e 12 de novembro o 1º Seminário Internacional “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos”. O evento, organizado pela Secretaria de Serviços Públicos, está marcado para o auditório da DAE, a partir das 8h do dia 11. A iniciativa faz parte dos avanços conseguidos pelo prefeito Pedro Bigardi na parceria inédita com a Alemanha para tratamento dos resíduos sólidos.

O passo a passo do programa I-NoPa
Confira a programação completa do encontro
As inscrições estão abertas e podem ser feitas AQUI até o dia 7

Modelo aplicado aqui será apresentado pelo secretário

O seminário tem parceria com a Technische Universitaet Braunschweig e PUC-Rio, no âmbito do projeto Inopa; Prefeitura de Florianópolis (SC); DAE; Ciesp; além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí. Serão diversas palestras com profissionais renomados durante dois dias.

“Jundiaí é referência dos estudos em soluções tecnológicas desenvolvidos pensando na realidade das cidades. É uma satisfação receber tanta gente gabaritada no assunto e uma oportunidade para reunir técnicos, profissionais e multiplicar o conhecimento sobre os resíduos sólidos”, revelou o secretário Aguinaldo Leite.

O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado no município será apresentado pelo secretário aos participantes durante o seminário. A proposta garante o tratamento e destinação de resíduos sólidos pela Prefeitura de Jundiaí e foi selecionada em 2013, pelo governo da Alemanha. Jundiaí é cidade pioneira na América Latina nas discussões sobre o tratamento de resíduos sólidos, que já está em andamento.

“Vamos apresentar o projeto I-Nopa e os estudos que temos feito na cidade, além da projeção de um cenário futuro”, explicou Aguinaldo Leite.

O município conta com uma parceria com os alemães por meio da Universidade Braunschweig. A instituição de ensino, inclusive, terá o professor Klaus Fricke como representante e palestrante no evento em Jundiaí.

Seminário
O encontro tem como objetivo abrir uma discussão multidisciplinar integrando vários segmentos do mercado a fim de permitir o delineamento de ferramentas para a implementação de uma gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos.

Também estruturado na forma de nivelamento técnico, visa capacitar os principais atores para a aplicação de práticas diferenciadas, incorporando condição pioneira dentro do mercado de eventos no momento em que centraliza a capacitação no âmbito operacional.

O seminário vai mostrar os caminhos adotados por atores públicos e privados na busca de novas tecnologias e processos produtivos no aprofundamento de questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável.

O auditório da DAE fica na rodovia Vereador Geraldo Dias, 1500, Vila Hortolândia.

Fábio Frattini Manzini
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/04/jundiai-sedia-1o-seminario-tecnico-internacional/
Leia mais sobre