Projeto Ponte Torta inova com caminhada pelo Centro

Publicada em 11/11/2014 às 17:52

O novo encontro do projeto Ações de Conservação e Zeladoria da Ponte Torta, que a Prefeitura de Jundiaí promove com o renomado Estúdio Sarasá, ocorre na sexta-feira (14) no auditório do Solar do Barão com uma novidade. Depois da conversa sobre “paisagem cultural” e dos depoimentos em vídeo que ocorrem simultaneamente das 14h às 16h, os participantes serão convidados para uma caminhada pela rua Barão de Jundiaí até o ponto para o futuro mirante (belvedere) previsto no projeto.

“Todos os encontros são abertos aos moradores interessados. Estamos agora entendendo como a compreensão sobre esse monumento do século 19 é importante para seu próprio futuro”, comenta a secretária Daniela da Camara Sutti, secretária de Planejamento e Meio Ambiente.

LEIA TAMBÉM
Cultura: Charlie Chaplin será tema de curso no CineArte

Convidados farão caminhada pela rua Barão até o ponto para o futuro mirante (belvedere)

Os debates sobre as origens da Ponte Torta, construída no final da década de 1880, já mostraram que ela foi alinhada com o trajeto mais suave para pedestres ou veículos de tração animal na sua época. Pela rua Torta (atual rua Paula Penteado), o caminho era o mais suave possível até as travessas que levavam ao Largo da Matriz como, por exemplo, a Travessa Imperial (atual rua Bernardino de Campos).

Além de ligação com a história ferroviária pelos primeiros bondes puxados a cavalo, o monumento está ligado à história industrial pelo possível uso para cargas cerâmicas ou têxteis da Vila Arens e Ponte São João e, depois, pelos pedestres que iam trabalhar nas fábricas ou de seus familiares que levavam o almoço, por exemplo, ou em passeios.

Ainda em novembro a Fase 1 do projeto, chamada de entendimento, tem eventos nas sextas-feiras dos dias 21 (na carreta ao lado da Ponte Torta) e 28 (na carreta levada para a esquina das avenidas Nove de Julho e Luiz Latorre).

Uma coincidência também na sexta-feira (14) é que o encontro do projeto será na parte da tarde no Solar do Barão. O local recebe também, a partir das 18 horas, a edição de novembro do projeto Sexta no Centro, com música, gastronomia, artesanato e exposições no Largo da Matriz. As duas iniciativas fazem parte dos esforços mais amplos da Prefeitura de Jundiaí para revalorizar seu centro histórico.

José Arnaldo de Oliveira


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/11/projeto-ponte-torta-inova-com-caminhada-pelo-centro/