Jundiaí discute Política Nacional de Resíduos Sólidos em evento
Publicada em 10/11/2014 às 17:23O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, participou nesta segunda-feira (10) do Workshop Inovação em Resíduos, no auditório do Edifício JK Financial Center, em São Paulo. O evento foi promovido pela Finep com apoio da universidade alemã Technische Universität Braunschweig (TUBS).
Aguinaldo Leite participou do primeiro fórum de discussão que abordou o tema “Panorama sobre o setor e tendências futuras”. O secretário debateu o assunto ao lado de Gabriela Otero, coordenadora técnica da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Diógenes Del Bel, diretor-presidente da Associação Brasileira de Empresas de Tratamento de Resíduos (Abetre), e Eleusis Di Creddo, da Associação Brasileira de Limpeza Pública (ABLP).
MAIS PREFEITURA EM AÇÃO
Serviços Públicos atende pedido da Vila Rio Branco
Guardas realizam curso para base móvel de monitoramento
Foram abordados temas como o panorama atual da implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), além das rotas de tratamento e valorização de resíduos com maior potencial de aplicação no País.
“O grande desafio dos municípios é o de custear o tratamento de resíduos sólidos e aprimorar o corpo técnico para isso. Jundiaí vem se preocupando e a parceria com o governo alemão através do projeto I-Nopa é uma prova disso”, explicou Aguinaldo Leite.
Jundiaí é pioneira na America Latina nas discussões sobre o tratamento de resíduos sólidos. “Fomos convidados por conta do projeto desenvolvido na cidade. É importante nossa participação para trocarmos experiências e mostrarmos o que estamos realizando”, afirmou o secretário.
O modelo de gestão de resíduos sólidos aplicado no município foi apresentado pelo secretário. A iniciativa, que garante o tratamento e destinação de resíduos sólidos pela Prefeitura, foi selecionado em 2013 pelo governo da Alemanha e já está em andamento. “É um projeto de cooperação acadêmica e estamos estudando a geração de resíduos, caracterização, a melhor forma de tratamento e o estudo do mercado comercial do subproduto pós-tratamento”, afirmou.
O secretário destacou que Jundiaí já está preparada para atender a Política Nacional de Resíduos Sólidos, por meio do Plano Municipal de Resíduos Sólidos. Além disso, frisou que o município conta com parceria com os alemães, por meio da Universidade Braunschweig. A instituição de ensino, inclusive, teve o professor Klaus Fricke como representante no evento em São Paulo, junto com Christiane Pereira, também da universidade.
Em Jundiaí
Dentro desta preocupação em aprimorar o corpo técnico e compartilhar conhecimento, a Prefeitura de a Prefeitura promove nesta terça (11) e quarta (12) o 1º Seminário Internacional “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos”. O evento, organizado pela Secretaria de Serviços Públicos, está marcado para o auditório da DAE, a partir das 8h do dia 11. A iniciativa faz parte dos avanços conseguidos pelo prefeito Pedro Bigardi na parceria inédita com a Alemanha para tratamento dos resíduos sólidos.
O seminário tem parceria com a Technische Universitaet Braunschweig e PUC-Rio, no âmbito do projeto Inopa; Prefeitura de Florianópolis (SC); DAE; Ciesp; além do patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Escola de Governo e Gestão do Município de Jundiaí. Serão diversas palestras com profissionais renomados durante dois dias.
Fabio Frattini Manzini
Fotos: Paulo Grégio
-
16/06/2023
Jundiaí é destaque em penúltimo dia de Conexidades
-
15/05/2023
Programa Cidade Limpa tem início no vetor Oeste
-
07/05/2023
Revitalização do Centro avança com apoio de moradores e comerciantes
-
18/06/2022
Prefeitura realiza obras complementares de mobilidade na Av. Antonio Pincinato, a pedido de moradores