Resíduos Sólidos: Jundiaí é novamente destaque

Publicada em 11/11/2014 às 14:50

Os caminhos do desenvolvimento sustentável voltaram a ser discutidos em Jundiaí, com o 1º Seminário Técnico Brasil-Alemanha, aberto na manhã desta terça-feira (11), no auditório da DAE. O evento vai até as 18h e continua nesta quarta-feira (12).

O tema “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos” será debatido por 22 palestrantes vindos da Alemanha e outros países, além das experiências já conhecidas no Brasil e que serão destacadas por representantes de governos municipais e estaduais.

Para o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, o seminário é uma oportunidade para propagar e aprofundar os conhecimentos sobre o assunto. “Realizamos o congresso em 2013 e conseguimos despertar o interesse para se discutir resíduos sólidos. Agora queremos trazer mais uma carga de informação”, explica.

CONFIRA AS FOTOS DO SEMINÁRIO

LEIA TAMBÉM
Jundiaí discute Política Nacional de Resíduos Sólidos em evento

Klaus Fricke: “Exemplo para a América Latina”

Jundiaí tornou-se referência na questão dos estudos em soluções tecnológicas desenvolvidas a partir da realidade de cada município. A proposta garante o tratamento e destinação de resíduos pela Prefeitura de Jundiaí e foi selecionada, em 2013, pelo governo da Alemanha. A cidade é pioneira na América Latina nas discussões sobre o tratamento de resíduos, que já está em andamento.

Esse primeiro passo de Jundiaí é a grande inspiração para o alemão Klaus Fricke, doutor em engenharia e diretor de Departamento de Resíduos Sólidos e Recursos naturais da Universidade de Braunschweig. O objetivo, segundo ele, é que o município seja o ponto de partida para ampliar o processo de tratamento nas esferas estadual e nacional. “Queremos que Jundiaí se torne o centro de gestão de resíduos sólidos para toda a América Latina”, destaca.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, destacou a dedicação que Aguinaldo Leite e toda a secretaria tem dado ao tema. “Essa troca de experiência com um dos países mais desenvolvidos em tratamento de resíduos sólidos se faz necessária para captar o que há de melhor e trazer para Jundiaí”, afirma.

Preservar
Para o presidente da DAE, Jamil Yatim, a discussão de resíduos sólidos é muito importante para diminuir os impactos na natureza. “E eventos como esse só trazem benefícios para Jundiaí”, diz. A preocupação com a natureza também foi destacada pelo superintendente da Caixa Econômica Federal, Henrique Parra Parra.

Aguinaldo Leite, responsável pela parceria com Alemanha

“Esse seminário e todas as ações que o município vem desenvolvendo em parceria com a Alemanha vão construir o que mais precisamos hoje: a preservação da nossa natureza”, explica, ao dizer que a Caixa terá participação no evento com uma palestra para abordar financiamento de longo prazo para o saneamento.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gerson Sartori, elogiou a iniciativa e ressaltou a afirmação de Klaus Fricke em trabalhar para que Jundiaí se torne referência. “Nós, da Câmara, estamos abertos para as discussões não só para que o Plano Municipal de Saneamento Básico seja aprovado, mas que de fato seja aplicado no município.”

Participaram da solenidade de abertura o diretor titular do Ciesp, Mauritius Reisky, o secretário-chefe de Gabinete, Cristiano Guimarães, o assessor para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, e os vereadores José Dias, Antônio de Pádua Pacheco, Marilena Negro e Leandro Palmarini.

Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/11/11/residuos-solidos-jundiai-e-novamente-destaque-internacional/
Leia mais sobre