Senhor Dodói encanta moradores do Vista Alegre
Publicada em 03/11/2014 às 14:49“O artista deve ir onde o povo está”, já dizia a música de “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento. Nesta sintonia, a Cia. de Teatro de Jundiaí – companhia teatral pública mantida pela Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura – cumpre uma temporada de sucesso nos bairros da cidade. A apresentação da peça “Senhor Dodói” no sábado (1º) foi mais do que especial. Pela primeira vez, a encenação ocorreu na rua, ao ar livre, para uma plateia formada por famílias daquela região.
Sobre uma carreta montada na rua Cabo Edivaldo Quirino Santana, o elenco contou a história do hipocondríaco Senhor Dodói e encantou crianças e adultos no local. A auxiliar de limpeza Leise Martins Gonçalves, 48 anos, precisou apenas abrir o portão de casa para ver o espetáculo, ao lado da filha e das netas. “É um divertimento para as crianças e cultura para os moradores daqui.”
LEIA TAMBÉM
Grave seu depoimento para a Ponte Torta
‘Imagens Refletidas’ é nova exposição da Galeria de Arte Fernanda Perracini
A iniciativa pioneira da Secretaria de Cultura de levar a peça teatral aos bairros foi elogiada pela comunidade. A dona de casa Maria Elena Soldera Fernandes, 60 anos, saiu do bairro Morada das Vinhas com as netas Maria Fernanda, de 5 anos, e Maria Eduarda, 7 anos, para assistir a peça. “Achei muito bacana, as crianças gostaram. É uma coisa diferente que a Prefeitura está fazendo nos bairros, levando cultura para a comunidade.”
O professor José Carlos de Moraes, 42 anos, já havia visto o “Senhor Dodói” no Teatro Polytheama e aproveitou a oportunidade para levar os filhos Tales, 10 anos, e Lívia, de 5, para assistirem no Jardim Vista Alegre. “Vale a pena, pois é um espetáculo de qualidade e os atores são muito bons.”
A Cia. de Teatro de Jundiaí iniciou a turnê em agosto e, desde então, foram 28 bairros que receberam a peça Senhor Dodói. O espetáculo atingiu um público de 13 mil pessoas, segundo a diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva Pinto. “O balanço que fazemos desta ação é muito positivo. A peça teve uma grande aceitação das comunidades, que ajudaram na divulgação e estrutura. É uma coisa nova para a população, que ficou encantada com a produção, cenário, figurino e a história do “Senhor Dodói”.”
Eliane destaca ainda a parceria com as paróquias, centros comunitários e escolas, que cederam espaço para as apresentações. “Foi fundamental para o sucesso desta turnê pelos bairros”, completa.
Histórico
Inspirada na peça “O doente imaginário”, do dramaturgo francês Molière, o espetáculo conta a história de um hipocondríaco que é enganado pelo médico. A adaptação feita pelo diretor Angelo Brandini, utilizou a linguagem ‘clown’ (palhaços) e encantou o público por onde passou.
“Levar para os bairros uma montagem com esta qualidade cria oportunidade para as pessoas estarem em contato com um belo espetáculo, com uma linguagem moderna voltada para toda a família, contribuindo para a formação de plateia”, destacou o secretário de Cultura, Tércio Marinho.
A temporada 2014 do Senhor Dodói consiste em 60 apresentações gratuitas. Quem ainda não assistiu, as próximas acontecem no dia 13 de novembro, na EMEB Nacib Cury (duas sessões); 5 de dezembro no Teatro Polytheama, para a Coordenadoria do Idoso; e, encerrando a temporada, na Mostra Jundiaiense de Teatro, de 10 a 14 de dezembro.
Viviane Rodrigues
Foto: Paulo Grégio
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí