Política cultural de Jundiaí é destaque no Encontro Nacional

Publicada em 01/12/2014 às 17:25
Tércio Marinho será palestrante

Tércio Marinho será palestrante

Pautada na democratização e universalização do acesso à cultura, a política cultural adotada em Jundiaí, no Governo Pedro Bigardi, será destaque no Encontro Nacional dos Gestores Municipais de Cultura, nesta terça-feira (2), em Brasília. O secretário de Cultura de Jundiaí, Tércio Marinho, vai representar a região de Jundiaí no encontro promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), em parceria com o Ministério da Cultura.

Participam do evento a ministra interina do Ministério da Cultura, Ana Wanzeler, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Ricardo Berzoini. “A região será representada pela Secretaria de Cultura de Jundiaí, que tem bons exemplos para outros municípios brasileiros com o conjunto de atividades executado até agora. A ideia é que Jundiaí possa contribuir com a formulação de políticas públicas culturais para o País. Por meio disso, também terá maior interlocução com o Ministério da Cultura”, salienta o presidente da ABM, Eduardo Tadeu Pereira, ex-prefeito de Várzea Paulista.

LEIA TAMBÉM
Dezembro começa com dança no Polytheama
Escolha da Corte da Uva 2015 será na quinta (4)

Tércio participará como palestrante do painel ‘Boas Práticas na execução dos planos municipais de cultura’ e vai expor a experiência e avanços de Jundiaí na área cultural, como a ampliação das ações culturais e expansão para as áreas periféricas da cidade. “Esse reconhecimento se dá em função das diversas ações que colocam a política pública cultural construída no governo Pedro Bigardi em evidência. Neste sentido, conquistamos a oportunidade de expor este avanço em um evento nacional”, salienta o secretário.

O encontro trabalhará com três propostas. A primeira é que os municípios participantes possam apresentar as demandas e perspectivas ao Ministério da Cultura. A outra é promover o debate sobre o Sistema Nacional de Cultura e articulações com os Sistemas Municipais de Cultura e, por fim, o compartilhamento de experiência no âmbito cultural entre os municípios.

Sistema
A primeira mesa será uma roda de conversa sobre desafios e demandas para a execução de políticas culturais nos municípios, na qual prefeitos e gestores de cultura vão apresentar as dificuldades das prefeituras em implantar o Sistema Municipal de Cultura e também desenvolver atividades cotidianas da área.

“Com base nesses depoimentos, vamos elaborar um documento com a síntese das propostas e encaminhar ao Ministério da Cultura em 2015, para que possamos juntos definir ações para a consolidação das políticas culturais no âmbito local, através dos Sistemas Municipais de Cultura”, explica o presidente da ABM.

Viviane Rodrigues
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/01/politica-cultural-de-jundiai-e-destaque-no-encontro-nacional-de-gestores/
Leia mais sobre