Prefeitura reabre visita às trilhas da Serra do Japi

Publicada em 02/12/2014 às 14:06

As visitas nas trilhas educativas da Reserva Biológica Municipal (Rebio Serra do Japi) tiveram o agendamento reaberto pela Prefeitura de Jundiaí. As ações foram suspensas em outubro deste ano, por conta dos riscos criados pela maior estiagem da história no Estado de São Paulo. A decisão foi tomada depois de análise técnica da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que considera aspectos como capacidade de suporte e condições físicas do meio.

“Também normalizamos a estrutura de apoio, uma vez que no período recente a Divisão Florestal da Guarda estava totalmente absorvida pelas emergências relacionadas com o combate a focos de incêndio potencializados pelo clima”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Flávio Gramolelli Júnior.

Faça seu agendamento

Circuito da base do Mirante é uma das tilhas da Serra

Atualmente, a Rebio Serra do Japi conta com cinco alternativas de trilhas. A primeira é a Trilha da Biquinha, de nível de dificuldade baixo e com três quilômetros de percurso total. O tempo oscila em torno de uma hora.

Em nível de dificuldade média, entram o Circuito Base – Córrego do Morcego, com 11 quilômetros de percurso total, o Circuito Base – Mirante, com 6 quilômetros de percurso total, e o Circuito Base – Paraíso, com 9 quilômetros de percurso total. O tempo nesses três casos varia entre três a sete horas.

A outra alternativa, com nível de dificuldade alto, é o Circuito Base – Jabuticabeiras com 15 quilômetros de percurso total e oito horas de duração média.

O trabalho é atendido por monitores cadastrados na Prefeitura de Jundiaí, com formação aprofundada sobre características de geologia, zoologia, botânica e história da Serra do Japi.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/02/prefeitura-reabre-visita-as-trilhas-da-serra-do-japi/