Secretário apresenta experiência de Jundiaí no Encontro Nacional de Gestores

Publicada em 04/12/2014 às 14:57

Prefeitos e secretários de Cultura de mais de 200 cidades do País participaram no Encontro Nacional dos Gestores Municipais de Cultura, na última terça-feira (2), em Brasília. Jundiaí foi representada pelo secretário de Cultura, Tércio Marinho, que apresentou a experiência da cidade na área cultural como palestrante do painel “Boas práticas na execução dos planos municipais de cultura”.

Promovido pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), em parceria com o Ministério da Cultura, o evento contou com a participação da ministra interina do MinC, Ana Wenzeler, que destacou a importância de políticas públicas para o setor e da adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

LEIA TAMBÉM
Escolha da Corte da Uva 2015 será nesta quinta (4)
Cia. de Teatro apresenta ‘Senhor Dodói’ para idosos no Polytheama

Tércio apresentou as ações desenvolvidas por Jundiaí na pasta da cultura

Tércio apresentou as ações desenvolvidas por Jundiaí na pasta da cultura

Políticas públicas só acontecem com o envolvimento do município e a cobrança da sociedade. Precisamos melhorar o número de exclusão cultural. Existe uma gama enorme da sociedade que não tem acesso a nada. Cultura é a expressão de um povo em todas as suas dimensões e as ações na área devem ser visíveis e apoiadas”, disse. “O Sistema Nacional de Cultura é estratégico, um divisor de águas, pois a partir dele, cultura passa a ser tratada como direito.”

Em um encontro marcado pela troca de experiências entre os gestores municipais de cultura, a política adotada em Jundiaí no Governo Pedro Bigardi foi destaque. Tércio apresentou a estrutura, as mudanças e pontuou as principais ações, resultados e desafios da pasta. A ampliação das ações culturais e expansão para as áreas periféricas, o reconhecimento de linguagens como o hip hop e o grafite, a descentralização dos projetos culturais e os investimentos na estrutura administrativa foram os principais pontos abordados. “Este conjunto de ações garantiu a Jundiaí um avanço na área cultural, permitindo um maior acesso da população à cultura. Nossa meta é avançar ainda mais”, disse o secretário de Cultura de Jundiaí.

Cidades como Santos, Uberlândia, Curitiba e Rio Claro também mostraram suas experiências e desafios na pasta da cultura, promovendo um grande debate com os municípios participantes.

Objetivos
Promover a aproximação dos municípios com o MinC, articular o Sistema Nacional de Cultura com os planos municipais e o compartilhamento de boas experiências foram os objetivos do encontro. “O evento foi produtivo para nós do MinC, que tivemos a oportunidade de entrar em contato com a realidade dos municípios”, disse Bernardo Machado, secretário de Articulação Institucional Substituto do Ministério da Cultura.

O evento resultou em uma carta de intenções que será encaminhada ao Ministério da Cultura e na formação de uma comissão de municípios, da qual Jundiaí faz parte, responsável pela interlocução com o MinC.

Viviane Rodrigues
Foto: Fotógrafos PJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/04/secretario-apresenta-experiencia-de-jundiai-no-encontro-nacional-de-gestores-de-cultura/
Leia mais sobre