Geresol recebe nova esteira para separação de resíduos

Publicada em 05/12/2014 às 18:49

O Centro de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (Geresol) vai receber duas novas esteiras para aprimorar o sistema de coleta seletiva na cidade. A primeira delas já chegou e o outro equipamento estará à disposição em breve. O secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite, esteve no local, na tarde desta sexta-feira (5), para conhecer a novidade.

As esteiras serão fundamentais para a diminuição dos rejeitos que hoje em dia têm como destino o aterro sanitário. “O nosso objetivo é implantar uma política de reaproveitamento dos rejeitos para que não sejam mais descartados em aterros e, consequentemente, diminuir os gastos com esse descarte”, afirma o secretário.

LEIA TAMBÉM
Prefeito entrega campo de futebol no Almerinda
Ações da Prefeitura colaboram com a segurança

Área no Geresol será ampliada

Aguinaldo explica que das 11 mil toneladas de resíduos gerados em Jundiaí, apenas 5% (cerca de 600 toneladas) vão para o processo de reciclagem. Deste total, somente 20% são reaproveitados – o que equivale a 1% do montante de resíduos produzidos. “A nossa intenção com essas novas esteiras é aumentar de 20% para 50% de material reaproveitado e consequentemente saltar de 1% para 2,5% a 3% de resíduos reaproveitados no município”.

Os novos equipamentos também vão permitir o aumento da capacidade de triagem. “Passaremos de 100 toneladas para 600 toneladas por mês. A ideia é zerar o estoque”, explica.

A segunda esteira está prevista para chegar na próxima semana e após a montagem de ambas, num prazo de 5 dias, elas começarão a funcionar.

A área onde as esteiras serão instaladas será ampliada. Todas as reformas são feitas com material reciclável da construção civil. Os diretores Gilberto Valverde e Lucas Aparecido Rodrigues acompanharam o secretário na visita.

Secretário e equipe conhecem a esteira: aprimoramento

Kadija Rodrigues
Fotos: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/05/geresol-recebe-nova-esteira-para-separacao-de-residuos/
Leia mais sobre