Samba tem programação especial na cidade
Publicada em 06/12/2014 às 14:02A Comunidade Sindicato do Samba de Jundiaí abriu, na manhã deste sábado (6), a programação especial gratuita promovida pela Secretaria de Cultura referente ao Dia Nacional do Samba – comemorado dia 2 de dezembro. Quem passou pelo calçadão da rua Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, não resistiu ao som dos batuques e parou para prestigiar a roda de samba, que reuniu oito vocalistas dos principais grupos da cidade.
CONFIRA AS FOTOS DO DIA NACIONAL DO SAMBA
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA CIDADE
O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a importância de valorizar este estilo musical genuinamente brasileiro. “O samba é a joia da cultura nacional. Esta é uma ação do governo Pedro Bigardi que tem como objetivo criar oportunidades para os sambistas. Muita gente não conhece o trabalho realizado pelos grupos da cidade e a intenção desta programação é fomentar e valorizar a cultura do samba e os grandes intérpretes.”
A diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva Pinto, disse que a Secretaria de Cultura já realiza um trabalho voltado à valorização do samba nas comunidades. “O samba é forte nas comunidades e a nossa filosofia é valorizar a cultura local. Neste trabalho pelos bairros notamos que há muito samba bom na cidade.”
Naldinho, integrante da Comunidade Sindicato do Samba e do grupo Panela Preta, agradeceu o espaço dado pela Prefeitura de Jundiaí ao samba. “Nós, que sempre defendemos esta bandeira (do samba) só temos a agradecer à Prefeitura e à Secretaria de Cultura pela oportunidade de mostrar nosso trabalho aos jundiaienses.”
A auxiliar de dentista Claudete da Silva, 62 anos, foi especialmente para assistir a apresentação da Comunidade Sindicato do Samba. “É uma iniciativa maravilhosa da Secretaria de Cultura promover esta programação, a cidade precisa de mais eventos como este.”
Amante de samba, o impressor Henrique Tadeu de Souza Silva, 29 anos, estava passando pelo calçadão e parou para assistir a apresentação. “Fiquei surpreso, é raro ver o poder público incentivando o samba. É uma oportunidade para os grupos da cidade mostrarem seu trabalho.”
Mais
A programação continuou no Clube 28 de Setembro com shows de Ilcéi Mirian, os cariocas da Velha Guarda da Portela Monarco e Mauro Diniz, e os grupos Royce do Cavaco e Panela Preta. Na oportunidade também foram homenageadas as pessoas que contribuíram com o samba na cidade, entre elas o senhor Medeiros, um dos mais antigos membros da diretoria do Clube 28 de Setembro.
A comemoração continua neste domingo (7), no Parque Botânico Tulipas. Às 15h, acontece a roda de samba com o Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi, que interpreta sucessos do samba paulista.
Um diferencial da programação é a apresentação do Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi com a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), dia 12 de dezembro, às 20h, no Teatro Polytheama. “Vai ser uma união muito interessante. Serão públicos diferenciados tanto para o Núcleo de Samba quanto para a OMJ”, comenta Eliane.
Encerrando a programação, no dia 13, os músicos do Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi fazem uma roda de samba no Jardim Novo Horizonte, em frente à escola Beatriz Blattner Pupo.
Viviane Rodrigues
Fotos: fotógrafos – PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí