Samba tem programação especial na cidade

Publicada em 06/12/2014 às 14:02

A Comunidade Sindicato do Samba de Jundiaí abriu, na manhã deste sábado (6), a programação especial gratuita promovida pela Secretaria de Cultura referente ao Dia Nacional do Samba – comemorado dia 2 de dezembro. Quem passou pelo calçadão da rua Barão de Jundiaí, em frente à Casa da Cultura, não resistiu ao som dos batuques e parou para prestigiar a roda de samba, que reuniu oito vocalistas dos principais grupos da cidade.

CONFIRA AS FOTOS DO DIA NACIONAL DO SAMBA

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO CULTURAL DA CIDADE

Comunidade comandou roda de samba no Centro

Comunidade comandou roda de samba no Centro

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, destacou a importância de valorizar este estilo musical genuinamente brasileiro. “O samba é a joia da cultura nacional. Esta é uma ação do governo Pedro Bigardi que tem como objetivo criar oportunidades para os sambistas. Muita gente não conhece o trabalho realizado pelos grupos da cidade e a intenção desta programação é fomentar e valorizar a cultura do samba e os grandes intérpretes.”

A diretora de Ação Comunitária, Eliane Silva Pinto, disse que a Secretaria de Cultura já realiza um trabalho voltado à valorização do samba nas comunidades. “O samba é forte nas comunidades e a nossa filosofia é valorizar a cultura local. Neste trabalho pelos bairros notamos que há muito samba bom na cidade.”

Naldinho, integrante da Comunidade Sindicato do Samba e do grupo Panela Preta, agradeceu o espaço dado pela Prefeitura de Jundiaí ao samba. “Nós, que sempre defendemos esta bandeira (do samba) só temos a agradecer à Prefeitura e à Secretaria de Cultura pela oportunidade de mostrar nosso trabalho aos jundiaienses.”

A auxiliar de dentista Claudete da Silva, 62 anos, foi especialmente para assistir a apresentação da Comunidade Sindicato do Samba. “É uma iniciativa maravilhosa da Secretaria de Cultura promover esta programação, a cidade precisa de mais eventos como este.”

Amante de samba, o impressor Henrique Tadeu de Souza Silva, 29 anos, estava passando pelo calçadão e parou para assistir a apresentação. “Fiquei surpreso, é raro ver o poder público incentivando o samba. É uma oportunidade para os grupos da cidade mostrarem seu trabalho.”

Tércio e Eliane com sambistas: Dia do Samba

Tércio e Eliane com sambistas: Dia do Samba

Mais
A programação continuou no Clube 28 de Setembro com shows de Ilcéi Mirian, os cariocas da Velha Guarda da Portela Monarco e Mauro Diniz, e os grupos Royce do Cavaco e Panela Preta. Na oportunidade também foram homenageadas as pessoas que contribuíram com o samba na cidade, entre elas o senhor Medeiros, um dos mais antigos membros da diretoria do Clube 28 de Setembro.

A comemoração continua neste domingo (7), no Parque Botânico Tulipas. Às 15h, acontece a roda de samba com o Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi, que interpreta sucessos do samba paulista.

Um diferencial da programação é a apresentação do Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi com a Orquestra Municipal de Jundiaí (OMJ), dia 12 de dezembro, às 20h, no Teatro Polytheama. “Vai ser uma união muito interessante. Serão públicos diferenciados tanto para o Núcleo de Samba quanto para a OMJ”, comenta Eliane.

Encerrando a programação, no dia 13, os músicos do Núcleo de Samba Paulista Bumbo do Japi fazem uma roda de samba no Jardim Novo Horizonte, em frente à escola Beatriz Blattner Pupo.

Viviane Rodrigues
Fotos: fotógrafos – PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/06/samba-tem-programacao-especial-na-cidade/
Leia mais sobre