Encontro reúne agentes comunitários de saúde de Jundiaí

Publicada em 08/12/2014 às 15:38

Com auditório lotado, foi aberto na manhã desta segunda-feira (8), no Complexo Argos, o 1º encontro de Agentes Comunitários de Saúde de Jundiaí. O evento prossegue até quarta-feira (10) e é realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Estratégia da Saúde da Família (ESF).

O secretário de Saúde, Luís Carlos Casarin, prestigiou a abertura e destacou a importância desse profissional. “O programa saúde da família só existe por causa de vocês, agentes comunitários. Esse programa vem trazendo grande impacto na saúde pública”, destacou o secretário, defensor da atenção básica e do Sistema Único de Saúde (SUS).

LEIA TAMBÉM
Prefeito participa de reunião da Rede Morada das Vinhas
Concurso de médicos: divulgados data e local das provas

Auditório lotado na abertura do evento

Auditório lotado na abertura do evento

Durante a cerimônia de abertura, Luís Casarin também comentou sobre o projeto de reestruturação da saúde na cidade. Ele citou como exemplo o Hospital São Vicente, onde cerca de 60% das internações são casos de baixa e média complexidade. “Por isso, temos de investir mais no acesso à rede básica. E o agente comunitário de saúde é fundamental nesse processo. Vocês são a base do modelo que pretendemos ampliar na cidade.”

Em nome do prefeito Pedro Bigardi, a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Daniela da Câmara Sutti, parabenizou os profissionais pelo evento. “Não tenho dúvida da importância do papel que vocês têm na sociedade. Vocês têm o vínculo primário nessa relação de comunidade que tem a ver com cidadania”, disse, ressaltando que o encontro vem para potencializar o valor desse trabalho.

O objetivo do evento é valorizar e motivar os profissionais da área. Em Jundiaí, atualmente são 174 agentes comunitário de saúde.

O secretário Luís Casarin fez a entrega simbólica de um kit de trabalho do evento para a agente de saúde Gema Antonia Firmino.

Prestigiaram ainda a abertura o diretor-presidente da Escola de Governo e Gestão, Marcelo Lo Mônaco, a coordenadora do Idoso, Claudia Sartori, e o vereador Antônio de Pádua Pacheco, representando a Câmara Municipal.

Encontro
Após a abertura oficial, o público pôde conferir a palestra de Lígia Bestetti, articuladora de Atenção Básica do Departamento Regional de Campinas, da Secretaria de Saúde do Estado. Ela falou sobre o SUS, a atenção básica e o papel do agente comunitário de saúde. “O agente tem papel importante no processo de valorização do SUS”, afirmou. “O SUS é um patrimônio dos cidadãos brasileiros, temos de defende-lo e preservá-lo.”

Nesta segunda-feira, estão programadas ainda apresentação de trabalhos realizados pelos agentes na rede básica de saúde e palestras com a doutora Vânia Galhardi sobre humanização na atenção básica.

“Esse evento é uma oportunidade para os agentes comunitários mostrarem o trabalho que realizam nas unidades nos bairros, visando a prevenção, promoção e orientação de saúde da população”, destacou Elaine Pilon, da Coordenação ESF/EACS.

O evento prossegue nesta terça (9) e quarta-feira (10) com oficinas sobre diversos temas: pintura na pele, cobre fruteira, construindo brinquedos, oficina do sabor, ioga, dança, biomassa, fuxico, aromaterapia e origami.

Confira a programação:
Terça-feira (9)
Manhã

Oficinas de pintura na pele, cobre fruteira, construindo brinquedos, oficina do sabor, ioga e dança;

Tarde
Oficinas de construindo brinquedos, biomassa, fuxico, pintura na pele, aromaterapia e origami;

Quarta-feira (10)
Manhã

Oficinas de pintura na pele, biomassa, aromaterapia, ioga, origami, cobre fruteira e fuxico;

Tarde
Oficinas de cobre fruteira, aromaterapia, fuxico, oficina do sabor, pintura na pele e origami;

Niza Souza
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/08/encontro-reune-agentes-comunitarios-de-saude-de-jundiai/