Aglomerado Urbano anuncia início do videomonitoramento

Publicada em 10/12/2014 às 19:21

O prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi, participou nesta quarta-feira (10) da última reunião do ano da Aglomeração Urbana de Jundiaí (AUJ), realizada em Itupeva. No encontro, foi apresentado o início oficial do sistema de videomonitoramento, implantando como teste em maio de 2013, nas Regiões Metropolitanas da Baixada Santista, do Vale do Parnaíba e Litoral Norte e AUJ.

De acordo com o prefeito Pedro Bigardi, a questão de segurança vem sendo discutida massivamente pelo governo. “O projeto de videomonitoramento mostra o trabalho que estamos realizando na AUJ. A expectativa é que em 2015 novos projetos, não só em segurança, sejam executados”, pontuou.

LEIA TAMBÉM
GM reforça patrulhamento no Centro
Brasil Alfabetizado forma primeira turma em Jundiaí
GM realiza ação do programa ‘Crack, É Possível Vencer’

Segurança e mobilidade foram principais pautas da última reunião da AUJ em 2014

De acordo com o secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, o projeto será iniciado no primeiro trimestre de 2015. “Em janeiro sairá o edital de compras dos equipamentos para o videomonitoramento, que ficará por conta da Polícia Militar. Assim, no início no ano, começará a primeira fase. Lembrando que 36% dos equipamentos serão reaproveitados pelos municípios”, explicou.

Essa primeira fase, chamada de “Muralha Virtual”, visa fechar o perímetro de todos as cidades para que seja monitorada a mobilidade entre elas. O novo sistema implantado contará com o leitor eletrônico de placas OCR (sigla em inglês que significa Recuperação Ótica de Caracteres), além de possibilitar a análise comportamental e facial de um indivíduo.

Jundiaí conta atualmente com mais de 500 câmeras que serão reaproveitadas no novo projeto, sendo 2 mil em todo o Aglomerado. “É uma boa estratégia iniciar a integração do sistema de videomonitoramento de todos os municípios com as câmeras já existentes. Os equipamentos já estão sendo muito bem utilizados pelas seguranças da cidade contra crimes como furto de carros”, afirmou Bigardi.

Atlas
Foi discutida ainda a distribuição do Atlas das Unidades de Informações Territorializadas para toda Aglomeração Urbana de Jundiaí. O documento terá 5 milhões de cópias distribuídas e será realizada uma capacitação com os gestores municipais.

“O atlas é um diagnóstico das regiões do Estado que possibilitam uma melhor visualização da característica territorial de cada ponto. Assim, associado com informações socioeconômicas, possibilita melhor utilização e planejamento de cada região pelo governo”, explica o secretário executivo da Aglomeração e representante da Empresa Estadual de Planejamento (Emplasa) no Conselho, Luiz José Pedretti.

Bigardi: “Boas expectativas para 2015”

Mobilidade
A última pauta discutida foi o resultado da pesquisa realizada pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) sobre a questão do transporte intermunicipal entre as sete cidades da AUJ.

A explanação feita pelo representante da Artesp, Raul Shiguemitsu Sunao, teve como base uma pesquisa de embarque e desembarque, com mais de 30 mil passageiros, em horários de pico. “Todos os dados serão discutidos na próxima reunião e convocaremos a Artesp para participar. A questão da mobilidade será muito discutida pelo Aglomerado em 2015”, completou o prefeito Pedro Bigardi.

Balanço
Em todo ano, temas como saúde, transporte e, principalmente, segurança foram discutidos no conselho. De acordo com Bigardi, a Aglomeração possibilitou que as sete cidades (Cabreúva, Louveira, Jarinu, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Itupeva e Jarinu) sejam uma unidade. “Esses encontros possibilitam a busca, tanto de recursos no Governo Federal, quanto resolução de problemas dos municípios.”

Luiza Ronchi
Fotos: Alessandro Rosman


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/10/aglomerado-urbano-anuncia-inicio-do-videomonitoramento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original