Idosos fazem cortejo de maracatu no Centro nesta sexta (12)

Publicada em 11/12/2014 às 15:18

Quem passar pelo calçadão da rua Barão de Jundiaí na tarde desta sexta-feira (12) vai encontrar uma atração inesperada pelo caminho. Um grupo de 30 participantes do Centro de Referência do Idoso (Criju) promove um “cortejo de Maracatu”, no final da tarde, com roupas coloridas e o ritmo marcante influenciado pela cultura pernambucana.

O ponto de encontro será na praça Governador Pedro de Toledo, na frente da Catedral Nossa Senhora do Desterro, a partir das 17h. O cortejo está previsto para seguir pelo calçadão até a rua Siqueira de Moraes.

LEIA TAMBÉM
Grupo de discussão cria documento contra violência ao idoso
Inscrições para Conferência do Idoso terminam nesta sexta (12)

Apresentações nos dias 12 e 19 de dezembro

“Nós propusemos trazer o trabalho que desenvolvemos para compartilhar com o público e eles se animaram muito com isso. Vai ser um momento muito alegre para todos nós”, explica David Lito, integrante do Maracatu Jundiaí e da coordenação da oficina desse tema ao lado dos também percussionistas Karina e Chico.

A apresentação se repetirá no próxima dia 19 (sexta), no mesmo horário.

O trabalho
A oficina é parte do pacote de atividades desenvolvidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads). “É a primeira vez que conseguimos contratar esta modalidade de apresentação cultural em nossos grupos e estamos felizes com a participação e alegria de todos”, afirma a secretária Rita de Cássia Marchiore, ao dizer que essa atividade é realizada também em todos os Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A coordenadora do Idoso, Cláudia Sartori, elogiou a iniciativa e disse que estará presente na apresentação. “As ações para os idosos contribuem para a qualidade de vida.”

Eliana Dirce Mauro, coordenadora do Criju, informa que o Maracatu é uma das novas oficinas do centro que tem sido muito procurada em razão da identificação dos idosos, com o caráter descontraído e alegre presentes no trabalho.

Oficinas de Maracatu duas vezes na semana no Criju

“Tem contribuído para socialização dos idosos, fortalecimento a autonomia, melhorando a coordenação motora através de novos ritmos, aumentando a autoestima e fortalecendo o resgate da Cultura Afro-Brasileira”, diz.

Atualmente o centro conta com duas oficinas de Maracatu. De segunda-feira, das 9h às 10h30, e às sextas-feiras, das 10h às 11h30. Mais informações pelo telefone (11) 4526-3316.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/11/idosos-fazem-cortejo-de-maracatu-no-centro-nesta-sexta-12/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original