Emoção marca lançamento do documentário sobre Romaria

Publicada em 12/12/2014 às 15:48

O documentário “Romaria: centenário de fé” foi lançado na noite desta quinta-feira (11), na sede central do Sindicato dos Metalúrgicos de Jundiaí. O filme, de 40 minutos, é uma homenagem da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Secretaria de Cultura, para a Romaria Diocesana Masculina de Jundiaí, que este ano completou 100 anos e foi reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pelo Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Jundiaí (Compac). A produção é assinada pela Cine a Vapor Produção Cultural.

O secretário de Cultura, Tércio Marinho, participou do lançamento e destacou a importância da romaria como patrimônio da cidade e de ter sua história registrada no documentário. “Este filme faz um resgate da romaria, é um documento que vai levar sua história para as próximas gerações. O Governo Pedro Bigardi tem orgulho de participar deste momento e torce para a permanência desta tradição.”

LEIA TAMBÉM
Jundiaí comemora seus 359 anos neste domingo (14)
Orquestra Municipal abre aniversário do Polytheama
Aniversário de Jundiaí: programação cresce com teatro e corais

Tércio destacou a importância do documentário como registro da história da romaria

Tércio destacou a importância do documentário como registro da história da romaria

Os romeiros que assistiram à primeira exibição se emocionaram ao ver o documentário e agradeceram à Prefeitura de Jundiaí pela iniciativa. “Este filme, ganhamos da Secretaria de Cultura, nem imaginávamos que teríamos esta homenagem, com certeza, teve o dedo do Bom Jesus de Pirapora”, disse o romeiro Tavinho Mingotti.

Nilson Hoffman, que participa da romaria há 50 anos, se emocionou ao assistir ao documentário. “Em 100 anos, é a primeira vez que temos um documentário, isto sim é uma homenagem, não tem valor que pague”, afirmou.

Para Geraldo Vendrame, diretor da Associação dos Romeiros de Jundiaí, o documentário é um retrato fiel da romaria. “Quem assistir terá uma noção exata do que é. Este documentário é o maior presente que poderíamos receber, pois nele estão todas as lembranças que vamos passar para nossos filhos e netos.”

Com direção e roteiro de Diogo Gomes dos Santos, o documentário narra toda a trajetória da romaria, com depoimentos e imagens de romeiros e artesãos que fazem os distintivos e celas dos cavalos. O material é enriquecido com documentos e fotografias dos arquivos pessoais dos romeiros e do Centro de Memórias de Jundiaí. “Este documentário representa um ganho de registro histórico da cidade, faz parte da memória de Jundiaí”, assinala a produtora Vânia Feitosa.

O documentário fará parte do acervo do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí e será disponibilizado para consulta e pesquisa.

Romeiros assistiram à primeira exibição do documentário no Sindicato dos Metalúrgicos

Romeiros assistiram à primeira exibição do documentário no Sindicato dos Metalúrgicos

Viviane Rodrigues
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/12/emocao-marca-lancamento-do-documentario-do-centenario-de-romaria/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original