Artistas ‘pintam’ com vinho para 32ª Festa da Uva de Jundiaí

Publicada em 18/12/2014 às 14:44

Um novo e inusitado trabalho cultural está sendo preparado para os visitantes da 32ª Festa da Uva de Jundiaí. Dentro de uma proposta criada pelo artista plástico Paulo Borges, dez artistas desenvolvem a produção de 25 obras pintadas a partir do vinho produzido por adegas da cidade. Usando técnicas como aquecimento do líquido ou a diluição do formato tinto na mistura com a variedade branca, o resultado é de uma espantosa qualidade.

Entre mesas de luz, bancadas de desenho e uma grande mesa coletiva que mistura pincéis, garrafas de vinho e esboços preparatórios, uma grande equipe trabalha em ritmo de produção no Alfa 2 Estúdio. Alguns rascunhos parecem prontos para ser emoldurados, mas todos avisam que o resultado final será ainda mais perfeito.

LEIA TAMBÉM
Novo Fundo de Turismo é aprovado na Câmara

Festa da Uva convida agricultores para exposição de frutas

O uso da arte feita com vinho é uma novidade na festa

O uso da arte feita com vinho é uma novidade na festa

“Espero que essa iniciativa chame a atenção para os artistas e a cultura de Jundiaí, especialmente para os bons ilustradores”, afirma Paulo Borges.

Além dele, o projeto envolve também Ede Galileu, Inês de Castro (Dadi), Alexandra Vieira, Tobias Tadeu de Oliveira Arruda, os irmãos Jeff e Jeyson Lourenço, Cristofer Machado, Wagner Costa e Guilherme Marto.

De acordo com Ede, alguns deles atuam como caricaturistas há muitos anos e estão se aperfeiçoando em novas técnicas. E Inês lembra de inspirações como nos encontros do evento Ilustra Parque, promovido mensalmente no Parque da Cidade. “Trouxemos há pouco tempo o artista Minighitti, que contou usar café, cândida ou o material que tiver à mão no estalo da ideia”, contou.

Mas há muita técnica nessa ideia inusitada. Diversos testes foram feitos com a temperatura de aquecimento do vinho tinto, por exemplo, para que o pigmento fique mais denso. E o suporte usado é a tela de aquarela, feita em algodão para firmar exatamente as tintas mais líquidas.

Material selecionado
Um detalhe importante é a necessidade do vinho usado ser seco, com teor nulo ou insignificante de açúcares, para evitar o surgimento de mofo na obra final.

Entre as obras dessa série especial do grupo de artistas, 15 delas são referentes a atrativos turísticos da cidade escolhidos por eles. Um, obviamente, está sendo alvo de cuidados no caso da Ponte Torta. Os outros são também amplamente reconhecidos como as oficinas da Companhia Paulista, o mosteiro de São Bento ou os caminhos do Jardim Botânico.

Outras dez obras serão também peculiares, pois terão a arte retratada utilizando o vinho produzido pela própria adega escolhida. “Foi uma articulação feita em conjunto com a Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Turismo”, comentou Borges, entre outras coisas conhecido por ilustrações de obras de Monteiro Lobato e Walt Disney.

As adegas participantes do projeto são Beraldo di Cale, Brunholi, Castanho, Fontebasso, Marquesin, Maziero, Mingotti, Negrini, Português e Vendramin.

Paulo Borges coordena o esforço de toda a equipe

Paulo Borges coordena o esforço de toda a equipe

Valorização
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, a proposta com as pinturas realizadas com próprio vinho de Jundiaí busca valorizar a produção cultural local e a produção vinícola existente na cidade há mais de 100 anos – hoje, um dos destaques do evento. A Expo Vinhos está na terceira edição dentro da Festa da Uva e também vai permitir aos visitantes degustar o melhor da produção de vinhos da cidade.

A 32ª Festa da Uva de Jundiaí será realizada de 22 de janeiro e 8 de fevereiro, sempre às sextas, sábados e domingos, no Parque Comendador Antônio Carbonari, o Parque da Uva.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/18/artistas-pintam-com-vinho-para-32a-festa-da-uva/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original