Jundiaí atinge patamar de mil formados no Pronatec
Publicada em 20/12/2014 às 15:24Com a formatura de mais 600 formandos nos cursos rápidos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), articulado localmente pela Prefeitura de Jundiaí, a cidade alcançou o patamar de 1 mil moradores beneficiados em dois anos. A cerimônia foi realizada na noite de sexta-feira (19), no Teatro Polytheama, e contou com atrações especiais como o Coral do Centro de Referência do Idoso (Criju).
LEIA TAMBÉM
Livros da biblioteca serão inventariados
“É um mecanismo social muito eficiente, porque logo estão trabalhando. Anteriormente entregamos outros 400 certificados, levando a cidade para o patamar das mil pessoas e também famílias beneficiadas”, destacou a secretária Rita de Cássia Marchiore (Assistência e Desenvolvimento Social).
O ato contou também com o vice-prefeito e secretário Durval Orlato (Educação). Para ele, esse tipo de educação rápida é importante para não deixar as pessoas sem fontes de renda. “Antigamente um padeiro se formava como aprendiz em longo tempo. Hoje, em poucos meses é possível ter uma formação de qualidade”, comentou.
Os cursos são ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em áreas que foram nesta etapa de auxiliar administrativo, recepcionista, vendedor, almoxarife, operador de computador, manicure e pedicure, montador e reparador de computadores e promotor de vendas. E de eletricista instalador predial, desenhista mecânico, mecânico de motores ciclo de Otto, montador de painéis elétricos, assistente de operação logística portuária, padeiro, confeiteiro e pizzaiolo.
Oportunidade
Para Janaína Camargo da Silva Alves, moradora no Jardim Santa Gertrudes, o curso foi uma janela de oportunidade. “Eu estava desempregada e tenho três filhos para cuidar. Com esse trabalho, posso atender a domicílio e também cuidar deles”, afirmou ela, planejando para o futuro o registro como microempreendedora. Na cerimônia, contou com a torcida das filhas Jamile, 6 anos, e Juliane, de 5.
Entre o público atendido estão segurados recebedores de auxílio doença do INSS, por meio do Ministério da Previdência Social; beneficiários do seguro desemprego, por meio do PAT (Posto de Amparo ao Trabalhador) e unidades do Poupatempo, pelo Ministério do Trabalho e Emprego; além dos atendimentos do 12º GAC, por meio do Ministério da Defesa.
A cerimônia foi prestigiada pelos gerentes do PAT, Maria Aparecida Gibrail, do INSS, Isabel Zíngano do Amaral e Ednilson de Núncio, e do Senai, Jonatas Pedroni. A vereadora Marilena Negro, representando a Câmara Municipal, também destacou o alcance social dessa união de setores.
José Arnaldo de Oliveira
Fotos: Dorival Pinheiro Filho
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original