Fundo do Idoso recebe primeira contribuição de pessoa física

Publicada em 23/12/2014 às 18:14

Material CONDIP e CMDCA_gO Fundo Dos Direitos da Pessoa Idosa (Fumdipi) recebeu a primeira doação de pessoa física como contribuição dedutível do Imposto de Renda.

Morador em Brasília (DF) há 18 anos, o jundiaiense Tarcísio Rodrigues sempre foi doador assíduo dos fundos destinados ao cuidado de crianças e adolescentes. “Há mais de dez anos que procuro doar o máximo permitido por lei”, explica.

LEIA TAMBÉM
Semads realiza formatura do Pronatec
Entrega de cestas de Natal anima CRAS

Neste ano, Tarcísio soube da possibilidade de também destinar parte do imposto para fundos de proteção aos idosos e ficou muito interessado. “Me identifico com a causa dos idosos que, ao meu ver, precisam ainda mais de assistência”, diz, ao contar que ficou surpreso quando soube que poderia contribuir com o fundo do Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi) de Jundiaí.

“Tenho meus pais, irmã e sobrinhos e boa parte dos meus tios e tias que moram em Jundiaí e o município me traz boas recordações da infância. Jamais deixei de me orgulhar da minha terra natal”, afirma.

O jundiaiense diz que a doação é apenas a destinação de parte do Imposto de Renda – que de qualquer forma terá de ser pago. “Não é nenhum gesto tão especial, requer apenas uma pequena organização e disposição para ‘adiantar’ em dezembro o imposto que lhe será restituído ou cobrado no meio do ano seguinte”, destaca.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Rita de Cássia Marchiore, espera que a iniciativa de Tarcísio inspire outros cidadãos a contribuir com o Fumdipi. “O conselho saberá administrar muito bem esses recursos com as entidades do município”, diz.

Como ajudar
Para as pessoas interessadas é possível fazer a doação até a próxima quarta-feira (31). Para contribuir com o Fundo dos Direitos da Pessoa Idosa de Jundiaí, o doador deve depositar o valor utilizando os seguintes dados bancários: Caixa Econômica Federal, agência 0316, conta 50-4. O CNPJ do Comdipi é 17.498.053/0001-87.

Após efetuar o depósito, é preciso encaminhar o comprovante digitalizado para o email comdipi@jundiai.sp.gov.br com as seguintes informações: nome completo do doador, CPF do doador, endereço, telefone e email. Esses dados são para contato e envio do recibo de comprovação do depósito, pois o doador deverá apresentar esse comprovante na declaração do Imposto de Renda.

Já a contribuição para o Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jundiaí, as pessoas podem depositar o valor até o dia 31 nos dados bancários: Caixa Econômica Federal, agência 0316, conta 52-0. O CNPJ do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) é 17.498.120/0001-63. Após efetuar o depósito é preciso encaminhar o comprovante digitalizado para o email cmdca@jundiai.sp.gov.br com as mesmas informações citadas acima.

Vale destacar que agora os limites foram desvinculados, o que permite à pessoa jurídica destinar até 1% do seu IR devido ao Fundo da Criança e mais 1% do IR devido ao Fundo do Idoso. Já para pessoa física permanece o limite máximo de 6% permitido para doação, podendo dividi-lo entre os fundos.

Kadija Rodrigues


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/23/fundo-do-idoso-recebe-primeira-contribuicao-de-pessoa-fisica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original