Trabalho integrado agiliza limpeza após temporal

Publicada em 29/12/2014 às 11:57

A Defesa Civil e a secretaria de Serviços Públicos trabalharam de forma integrada e rápida nesta segunda-feira (29) realizando a remoção de galhos e limpeza do bairro Caxambu, em Jundiaí. Na noite de domingo (28), o local sofreu com uma forte chuva, com rajadas de ventos de 80km a 100km por hora e cerca de 20 árvores caíram no local. A chuva não causou nenhum dano ao patrimônio público e não há casas atingidas e nem desabrigados.

“Menos de 24 horas depois da chuva, a Defesa Civil veio para o bairro checar os riscos e contatamos a secretaria de Serviços Públicos para trabalharmos conjuntamente. Nosso trabalho preventivo é forte e o trabalho rápido permite que restabeleçamos a ordem no local o mais rápido possível, removendo as árvores e limpando os galhos. O coronel Eduardo Luiz Carbonari (coordenador da Defesa Civil) tem esta preocupação de fazer a prevenção e estamos fazendo isso”, explicou Fernando Sálvia, assessor da Defesa Civil de Jundiaí.

LEIA TAMBÉM
Confira o funcionamento das repartições nos feriados

Educação planta mais de 300 árvores em creches municipais

Integração das secretarias ajuda no trabalho

Integração das secretarias ajuda no trabalho

Segundo o engenheiro agrônomo Fabiano Rodrigues de Oliveira, as árvores que caíram na noite de domingo eram saudáveis. “As quedas ocorreram porque as chuvas foram muito intensas e concentradas, com rajadas de ventos muito fortes de 80km e 100km/h. A secretaria de Serviços Públicos, assim que verifica que uma árvore pode cair, faz a remoção imediata. Estamos à disposição da população por meio do telefone 156, caso precise ser feito algum reparo deste tipo nos bairros”, afirmou Fabiano.

O diretor de Serviços Públicos, Lucas Aparecido Rodrigues, também participou da ação.

Integração
O trabalho integrado e rápido da Defesa Civil e da Secretaria de Serviços Públicos, com Departamento Parque e Jardim e Limpeza Pública, faz parte do Comitê de Gestão de Riscos da Prefeitura. Fazem parte do Comitê de Gestão de Riscos representantes das secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Comunicação Social, Transportes, Obras, Fundação Municipal de Ação Social (Fumas), Assistência Social (Semads), Departamento de Água e Esgoto (DAE), além da Guarda Municipal, 19º Grupamento de Bombeiros e 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC).

Operação verão
De 1º de dezembro deste ano a 31 de março de 2015, a Defesa Civil de Jundiaí vai atuar na Operação Verão, período com propensão a fortes chuvas e temporais, aumentando os riscos de enchentes. Para enfrentar possíveis problemas decorrentes da instabilidade climática, a equipe da Defesa Civil tem procurado se aprimorar em ações de socorro e salvamento, com a realização de oficinas preparatórias e simulados de operações especiais, como ocorrida no último dia 18 em uma represa pertencente ao parque de diversões Hopi Hari, na divisa de Jundiaí com Itupeva.

Embora muito bem preparada para agir nas mais diversas situações de risco, a Defesa Civil de Jundiaí tem tido pouco trabalho no que diz respeito a enchentes. Isso por causa dos investimentos feitos pela administração municipal para desativar as principais áreas de risco.

Um dos exemplos é o Jardim Sorocabana, onde a Secretaria de Serviços Públicos realizou um trabalho importante de escoamento das águas pluviais, além das obras de retificação do leito do Rio Jundiaí, criando situação de conforto e tranquilidade aos moradores.

Remoção das árvores e limpeza dos galhos foram feitas de forma rápida

Remoção das árvores e limpeza dos galhos foram feitas de forma rápida

Além disso, a Defesa Civil instalou dois medidores de nível de água no Rio Jundiaí, em frente ao Maxi Shopping e na região da Vila Lacerda.

Outras ações da Defesa Civil para auxiliar a população em épocas de chuvas são as campanhas de orientação, informando sobre boas práticas para evitar enchentes, como manter bueiros desobstruídos e evitar deixar o lixo se espalhar pelas calçadas. Tudo isso faz parte também de um panfleto que está sendo elaborado pela Secretaria de Comunicação, para ser distribuído durante o período da Operação Verão.

A equipe da Defesa Civil também tem visitado constantemente as áreas de riscos já mapeadas, realizado ações preventivas com a população e o monitoramento destes locais. Essas principais áreas são: Jardim Sorocabana, Roseira, Caxambu, Tamoio e Jardim São Camilo.

Assessoria de Imprensa
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/29/trabalho-integrado-agiliza-limpeza-em-regiao-apos-temporal/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original