‘Fique Sabendo’ terá três postos para teste de Aids

Publicada em 01/12/2014 às 18:13

bannerGA Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), promove mais uma vez em Jundiaí a campanha “Fique Sabendo”, que vai de 2 a 6 de dezembro. O objetivo é estimular a população a realizar o teste de HIV, principalmente pessoas que têm vida sexual ativa e que nunca fizeram o teste.

O Ministério da Saúde estima que no Brasil a cada quatro pessoas vivendo com o vírus da Aids uma não sabe. “No Estado de São Paulo o acesso ao diagnóstico precoce do HIV melhorou, mas ainda há muitas pessoas que não conhecem seu status sorológico e não têm oportunidade de realizar os testes”, destaca a psicóloga Maria de Lurdes Munhoz, gerente do CTA.

LEIA TAMBÉM
Saúde prorroga campanha de vacinação contra pólio
População participa de conscientização sobre a Aids

Segundo Maria de Lurdes, o diagnóstico precoce é fundamental para o controle da doença e a garantia da qualidade de vida do paciente, além de reduzir a transmissão involuntária. “Em São Paulo, de cada 100 portadores do HIV acolhidos nos serviços de referência, 25 chegam com a saúde e a imunidade já comprometidas.”

De 2 a 5 de dezembro, o teste poderá ser feito em horário estendido no CTA (rua Conde de Monsanto, 480, no Vianelo), das 8h às 19h, e no Centro de Convivência do Idoso de Jundiaí (Criju), no Complexo Argos, das 17h às 20h. Além disso, no dia 6 (sábado), uma equipe do CTA estará fazendo o teste rápido na Praça Floriano Peixoto (em frente ao coreto), no Centro, das 9h às 14h. Quem quiser também pode procurar as unidades de saúde nos bairros, que estarão com ações especiais neste mês.

Vale lembrar que o teste é gratuito e sigiloso. Para outras informações ligue (11) 4586-2402.


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/01/fique-sabendo-tera-tres-postos-para-teste-de-aids/
Leia mais sobre ,