Prefeitura e GGIM fecham duas pensões no Centro

Publicada em 05/12/2014 às 17:43

Duas pensões na região central foram interditadas pela Prefeitura de Jundiaí, na tarde desta sexta-feira (5). Os locais foram vistoriados há duas semanas, durante operações organizadas pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM). A Defesa Civil constatou a falta de saídas de emergência, extintores e estrutura nos dois imóveis. A lacração destes espaços – um na rua Baronesa do Japi e outro na rua Zacarias de Góes – foi feita num trabalho conjunto das forças de segurança e poder público.

Este é o resultado de um pedido feito pelo prefeito Pedro Bigardi, de integração das forças policiais com a Guarda Municipal e a Prefeitura de Jundiaí. O trabalho realizado pelo GGIM é este: discutir políticas de segurança pública, agir em favor da população e ajudar no que for preciso para cuidar da cidade e das pessoas que aqui vivem“, destacou o coordenador do Gabinete, Thiers Costa Marques Neto.

LEIA TAMBÉM
Ações da Prefeitura colaboram com a segurança
Prefeitura reúne entidades para discutir Plano de Segurança e Cidadania

Thiers (direita) no momento da lacração de uma pensão

Thiers (direita) no momento da lacração de uma pensão

O fechamento das pensões contou com pelo menos 50 pessoas, entre integrantes da Guarda Municipal, Defesa Civil, Fiscalização do Comércio, Divisão de Fiscalização de Trânsito, 11º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) e 1º Distrito Policial (DP), órgão subordinado à Polícia Civil. Dez veículos e duas motos foram usados na operação. Uma van da GM e uma viatura da PM foram necessárias para levar 11 pessoas até o 1º DP, para averiguação. Todos estavam na pensão localizada na rua Baronesa do Japi.

“Para nós é óbvio que significa mais segurança. Nunca tive problema com eles, mas ficava apreensiva quando saía daqui às 19h. Mantenho sempre o portão trancado”, comentou uma comerciante (ela preferiu não se identificar), referindo-se aos frequentadores da pensão – que fica próximo ao terminal Central.

Outro imóvel fechado: mais segurança

Outro imóvel fechado: mais segurança

No outro estabelecimento, localizado na rua Zacarias de Góes, não havia nenhuma pessoa. As janelas abertas e alguns pertencentes sobre a cama denunciavam que os frequentadores tinham saído dali a poucos instantes. “Como os locais são próximos, é certeza que souberam da nossa presença na rua Baronesa do Japi. Resolveram abandonar o local”, destacou Thiers.

Vistoria
O coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Luiz Carbonari, explicou o procedimento para interdição e lacração dos imóveis – feita pela Secretaria de Finanças. “Há duas semanas fizemos a vistoria e a notificação nestes dois estabelecimentos. Não são locais aptos para receber pessoas”, ressaltou.

De acordo com o coronel, foram detectados forro destruído, banheiros sem higiene, falta de equipamentos para combate a incêndio e também de saídas de emergência. “As pensões sequer possuíam documentação e alvará para funcionamento. Foi dado um prazo para as adequações, que se encerrou nesta sexta-feira (5)”.

GGIM
O GGIM teve início no âmbito do Plano Nacional de Segurança Pública e o principal objetivo é ser um espaço de interlocução permanente entre as instituições do sistema de Justiça criminal e de promoção da segurança pública, no âmbito local, visando a redução da violência na cidade.

A coordenação-geral é do prefeito Pedro Bigardi. O Gabinete é formado por representantes do Poder Executivo e Legislativo municipal, das polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, do Ministério da Justiça e da Secretaria de Estado da Educação.

Emerson Leite
Fotos: Dorival Pinheiro Filho


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2014/12/05/prefeitura-e-ggim-fecham-duas-pensoes-no-centro-da-cidade/