Prefeitura reabre visita às trilhas da Serra do Japi
Publicada em 02/12/2014 às 14:06As visitas nas trilhas educativas da Reserva Biológica Municipal (Rebio Serra do Japi) tiveram o agendamento reaberto pela Prefeitura de Jundiaí. As ações foram suspensas em outubro deste ano, por conta dos riscos criados pela maior estiagem da história no Estado de São Paulo. A decisão foi tomada depois de análise técnica da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, que considera aspectos como capacidade de suporte e condições físicas do meio.
“Também normalizamos a estrutura de apoio, uma vez que no período recente a Divisão Florestal da Guarda estava totalmente absorvida pelas emergências relacionadas com o combate a focos de incêndio potencializados pelo clima”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura, Flávio Gramolelli Júnior.
Atualmente, a Rebio Serra do Japi conta com cinco alternativas de trilhas. A primeira é a Trilha da Biquinha, de nível de dificuldade baixo e com três quilômetros de percurso total. O tempo oscila em torno de uma hora.
Em nível de dificuldade média, entram o Circuito Base – Córrego do Morcego, com 11 quilômetros de percurso total, o Circuito Base – Mirante, com 6 quilômetros de percurso total, e o Circuito Base – Paraíso, com 9 quilômetros de percurso total. O tempo nesses três casos varia entre três a sete horas.
A outra alternativa, com nível de dificuldade alto, é o Circuito Base – Jabuticabeiras com 15 quilômetros de percurso total e oito horas de duração média.
O trabalho é atendido por monitores cadastrados na Prefeitura de Jundiaí, com formação aprofundada sobre características de geologia, zoologia, botânica e história da Serra do Japi.
José Arnaldo de Oliveira
Foto: Arquivo
-
07/09/2025
Aberto período de inscrições para integrar o Conselho de Gestão da Serra do Japi
-
01/09/2025
Prefeitura promove oficina para discutir regulamentação da Estrada-Parque da Serra do Japi
-
10/08/2025
Colóquio científico apresenta avanços em pesquisas sobre primatas da Serra do Japi
-
04/08/2025
Ecologia e conservação dos sauás da Serra do Japi serão tema de colóquio na Câmara nesta quarta (6)