Dengue: ações envolveram mais de 20 mil pessoas em 2014

Publicada em 08/01/2015 às 18:14

As atividades educativas voltadas para o controle da dengue, como palestras, exposições e mutirões, envolveram diretamente cerca de 20 mil pessoas no ano passado. As ações são realizadas pelo Núcleo de Educação e Saúde do Centro de Vigilância e Controle de Zoonoses, da Secretaria de Saúde, e dirigidas para todos os tipos de públicos, como empresas, escolas, condomínios, instituições, entre outros.

“Nosso objetivo é mostrar todo o ciclo da dengue, desde a larva do mosquito até os sintomas e tratamento da doença”, explica a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Vetor Transmissor da Dengue, a biomédica Ana Lúcia Castro. “A informação é muito importante para o controle. Quanto mais informada for a pessoa, melhor o resultado.”

Material educativo inclui larvas vivas

Material educativo inclui larvas vivas

Para Ana Lúcia, o controle da dengue é uma questão social. “Muitas pessoas não se preocupam o suficiente. É necessária uma mudança de comportamento. O controle depende de cada um, mantendo o quintal limpo, fazendo a reciclagem correta, não jogando lixo nas ruas ou em terreno baldio, não deixar água parada, entre outras atitudes cotidianas”, orienta. “Basta ter água parada e condições climáticas adequadas para o mosquito Aedes aegypti se proliferar.”

Atividades
O Zoomóvel é uma das ações educativas realizadas pelo departamento. “É uma espécie de exposição, onde mostramos o material biológico do ciclo de vida do mosquito da dengue, vivo e conservado, além de réplicas em tamanho gigante do mosquito e de outras situações”, explica a agente de controle de zoonoses, Roseli Silva Romualdo, que faz parte do Núcleo de Educação.

A palestra é outra atividade educativa bastante procurada. “Nas palestras, apresentamos todas as informações sobre a dengue, os hábitos do mosquito, os criadouros, os sintomas da doença e as ações de prevenção”, diz Roseli.

Outra atividade bem recebida pelo público, principalmente nas escolas, é o Zooeduca, que tem a proposta de tratar o assunto de forma lúdica e descontraída por meio de uma peça de teatro. “Queremos que a população se envolva. Por isso, convidamos os professores e alunos para participarem do teatro. Eles montam parte do cenário e alguns participam como atores”, destaca a agente. Essa ação é realizada em parceria com a Secretaria de Educação.

As agentes Maria Ivone e Roseli e a coordenadora Ana Lúcia

As agentes Maria Ivone e Roseli e a coordenadora Ana Lúcia

Além das ações educativas permanentes, o Centro de Zoonoses também promove grandes eventos, como o “Dengue, aqui não”, realizado anualmente em parceria com o 12º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC). É uma ação educativa e de varredura de criadouros realizada em um dia em um grande número de residência. No ano passado, foram visitados cerca de 10 mil imóveis em apenas um dia.

“Também realizamos o ‘Dia D’, de mobilização social de combate ao mosquito da dengue, geralmente em novembro. O objetivo é conscientizar e alertar a população sobre os cuidados e a prevenção da doença.” A mobilização é realizada no Centro da cidade e, em 2014, atingiu cerca de 5 mil pessoas.

Niza Souza
Foto: Arquivo


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/08/dengue-acoes-envolveram-mais-de-20-mil-em-2014/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original