Conselho do Idoso pretende descentralizar ações

Publicada em 14/01/2015 às 15:06

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Comdipi), órgão vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), pretende descentralizar as ações neste ano, segundo o presidente Milton Calzavara em reunião realizada na manhã desta quarta-feira (14). O encontro também teve como pauta o planejamento e programação do plano de ação para os próximos dois anos.

“Queremos levar o Fórum Permanente de Políticas Sociais para a Pessoa Idosa aos grupos já iniciados, mas que ainda não possuem empoderamento”, explicou o presidente. Segundo ele, há pessoas que se reúnem nos centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em bairros como Eloy Chaves e Caxambu, e em outros locais que o conselho pretende descobrir ao longo dos trabalhos. “A ideia é levar as informações do conselho, ouvir as necessidades de cada grupo e com isso descentralizar as ações do Comdipi.”

LEIA TAMBÉM
Nas feiras, Defesa Civil conscientiza e cadastra população
Novo projeto do Cerest conta com parceria de Coordenadorias

Milton e conselheiros discutiram metas e diretrizes para plano de ação

Milton e conselheiros discutiram metas e diretrizes para plano de ação

As instituições de longa permanência, mais conhecidas como casas de repouso, também estão no cronograma de trabalho do conselho. O presidente explicou que é preciso fortalecer o relacionamento de órgãos públicos com esses estabelecimentos. “Vamos promover um encontro envolvendo as instituições, o conselho, o Ministério Público e a Vigilância Sanitária com o intuito de sugerirmos ideias para aperfeiçoar os atendimentos à pessoa idosa”, afirmou.

Os critérios para destinação do Fundo Dos Direitos da Pessoa Idosa (Fumdipi) também serão debatidos pelo órgão. “Em breve será aberto o edital para que as entidades cadastrem seus projetos.”

Reunião
Na reunião desta quarta-feira, quatro temas que darão as diretrizes para o plano de ação foram definidos e divididos entre os conselheiros. São eles: relatório final da 8ª Conferência Municipal do Idoso, realizada em dezembro; Estatuto do Idoso; Política Municipal do Idoso e documentos auxiliares.

“É um trabalho novo feito pelo conselho, mas muito importante para dar norte às nossas ações”, destacou Milton. As metas deverão ser apresentadas na próxima reunião, agendada para o dia 20 de janeiro.

O ano de 2014, segundo o presidente, foi muito positivo para as discussões sobre a pessoa idosa. “Tivemos muitos avanços, principalmente com a conferência que resultou em um documento com boas sugestões. Temos bastante trabalho pela frente.”

Kadija Rodrigues
Foto: Paulo Grégio


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/14/conselho-do-idoso-pretende-descentralizar-acoes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original