Vigilância intensifica fiscalização nos supermercados

Publicada em 21/01/2015 às 16:04

A Vigilância Sanitária de Alimentos (Visa Alimentos), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, intensificou nesta semana a fiscalização nos supermercados da cidade. De acordo com levantamento do setor, nesta época do ano aumentam as reclamações e denúncias contra esse tipo de estabelecimento, principalmente por falta de higiene.

“Após as festas de fim de ano percebemos que os supermercados apresentam mais problemas em relação à segurança alimentar. Por isso, apesar de a fiscalização ser um trabalho permanente, intensificamos as ações nesse tipo de estabelecimento”, explica a gerente da Visa Alimentos, Leila Serpa.

LEIA TAMBÉM
Procon nos Bairros chega ao Ivoturucaia nesta quinta (22)
Cerest e Sincomerciários planejam novas ações no comércio
Por meio de call center, contribuintes negociam débitos com a Prefeitura

Estoque adequado: limpeza e organização

Estoque adequado: limpeza e organização

Segundo ela, os problemas mais comuns encontrados são falta de higiene, desorganização nos depósitos e riscos de contaminação por pragas urbanas, como ratos, pombas, baratas e moscas.

Todos os estabelecimentos visitados recebem uma ficha de procedimentos com os problemas encontrados e um prazo para regularizarem a situação. A infração e a penalidade aumentam de acordo com a reincidência, chegando ao ponto extremo da interdição temporária.

“Muitos problemas são simples e resolvidos na hora, como prateleira bagunçada e falta de higiene. Mas há locais onde encontramos vetores como moscas, baratas, ratos. Nesse caso, é preciso ações como dedetização, o que leva mais tempo”, destaca Leila. “A interdição é o último recurso. No ano passado interditamos dois supermercados na cidade.”

A gerente da Visa Alimentos explica que todo estabelecimento alimentício é licenciado apenas uma vez, sem necessidade de renovação. Por isso, o órgão faz um trabalho de rotina para monitorar e vistoriar as condições sanitárias. Em Jundiaí, são mais de 5 mil estabelecimentos desse ramo cadastrados.

Leila explica que a fiscalização é feita em três situações. A primeira, quando é protocolado o pedido de licenciamento. Depois, a vistoria de rotina, até três vezes por ano dependendo do risco (probabilidade de contaminação) oferecido pelo estabelecimento. E, por último, as denúncias feitas pelo 156.

“Apesar de registrarmos diversos problemas, os supermercados melhoraram muito nos últimos anos. A situação já foi pior”, avalia Leila.

Para os consumidores, ela dá algumas dicas. “Procure comprar em lugares limpos e organizados, prestar atenção na data de validade dos alimentos e na qualidade. Desconfie do que está muito barato.”

Depósito desorganizado e em condições inadequadas

Depósito desorganizado e em condições inadequadas

Niza Souza
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/21/vigilancia-intensifica-fiscalizacao-nos-supermercados/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original