Festa da Uva: Frutas mostram qualidade dos agricultores

Publicada em 23/01/2015 às 15:28

Uma das partes mais bonitas da 32ª Festa da Uva e 3ª Expo Vinhos mostra a própria “alma” desse evento, que é a exposição das frutas (com um óbvio destaque para as variedades da própria uva). Com a escolha dos melhores exemplares pelos produtores rurais, transmitem ao mesmo tempo a beleza natural das frutas e o trabalho técnico realizado pelos agricultores. Dentro do parque, estão em local nobre instalado logo no primeiro pavilhão.

A uva Niagara Rosada, símbolo da festa criada no ano posterior ao seu surgimento em Jundiaí no ano de 1933, teve uma disputa bastante forte e acabou premiando Anderson Tomasetto, do bairro do Traviú (que também garantiu o posto na Niagara Branca). E o mesmo bairro acabou levando o prêmio de embalagem dessa categoria com Sandro Burch.

CONFIRA AS FOTOS DA ABERTURA DA FESTA

LEIA TAMBÉM
Emoção e beleza marcam abertura da 32ª Festa da Uva
Câmara Setorial de Uva e Vinho discute reforços para o setor

Visitantes podem conferir as uvas expostas no primeiro pavilhão do parque

Visitantes podem conferir as uvas expostas no primeiro pavilhão do parque

Os produtores da cidade que cultivam em outros municípios também participam. No caso da uva Rubi, o premiado foi Antonio Nunes dos Santos, que cultiva em São Miguel Arcanjo. Mesma origem da melhor uva Itália, de Renato Ferreira.

No caso das uvas Red Globe, Benitaka e Brasil, os prêmios ficaram com Eduardo Lourençon, produtor do bairro do Traviú. Uma variedade menos comum, a uva Beniza, ficou com Sílvio Nakarubo que também produz em São Miguel Arcanjo.

Os demais lugares nas variedades de uvas também tiveram produtores do Caxambu, da Roseira, da Toca, da Vera Cruz, do Bom Jardim, do Poste e do Engordadouro.

Mas o Traviú apareceu muito forte neste ano. Até nas frutas mais exóticas, como a pitaya, foram premiados produtores do bairro, como João Brunelli.

Entre as frutas paralelas, uma surpresa premiada foi o bairro Bom Jardim com uma enorme laranja tangerina do tipo “dekupon” cultivada por Nivaldo Michelin.

José Arnaldo de Oliveira
Foto: Dorival Pinheiro Filho

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/23/festa-da-uva-frutas-mostram-qualidade-dos-agricultores-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original