Prefeito destaca os servidores nos 92 anos da Previdência

Publicada em 26/01/2015 às 14:10

A Previdência Social brasileira completou 92 anos nesse sábado (24). Jundiaí é considerada berço deste trabalho, por conta do autor da lei que criou a Previdência, o deputado federal Eloy Chaves. E, para comemorar a data, a gerência regional promoveu uma solenidade nesta segunda-feira (26) e convidou o prefeito Pedro Bigardi.

Ao comentar sobre os 92 anos da Previdência, Pedro Bigardi fez uma alusão especial aos servidores da instituição, que são “os grandes responsáveis” por fazer as coisas acontecerem. “Assim como na Prefeitura, onde o servidor faz a diferença, aqui não é diferente e temos certeza de que a dedicação com que trabalham é que faz o sistema funcionar”, disse.

LEIA TAMBÉM
Parcelas do IPTU vencem a partir de março neste ano
Confira as oportunidades de emprego do PAT para esta semana

Prefeito Pedro Bigardi: "Bem-estar do trabalhador"

Prefeito Pedro Bigardi: “Bem-estar do trabalhador”

Sobre a ligação histórica da Previdência com Jundiaí, graças ao idealismo do deputado Eloy Chaves, o prefeito disse que é motivo de orgulho para a cidade. “A Previdência Social é um modelo de sistema previdenciário que outros países não possuem. Por essa razão, temos de dar valor àquilo que garante o bem-estar do trabalhador brasileiro no futuro”.

A gerente executiva, Fabíola Furegati, destacou que a gerência de Jundiaí é responsável por 10 agências que atendem pelo menos 30 municípios. Com isso, são 280 mil beneficiários atendidos128 mil deles só em Jundiaí.

Fabíola lembrou que a implantação do agendamento eletrônico, em 2006, trouxe avanços para o sistema e hoje não se vêem mais as imensas filas que antigamente chamavam a atenção na porta das agências. “Em 2003, por exemplo, tínhamos perto de 1 milhão de benefícios para serem concluídos. Hoje, são 150 mil, o que mostra uma redução expressiva”, apontou.

Apresentações
Entre uma fala e outra, os convidados foram brindados com apresentações do Coral do Criju (Centro de Referência do Idoso de Jundiaí), sob a regência do maestro André Minutti. Uma das peças foi na abertura, com o cântico do Hino Nacional.

Ao longo desses anos a Previdência Social transformou-se num patrimônio da sociedade brasileira, pagando a mais de 27 milhões de beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS), o que equivale à população do Chile e Uruguai. Segundo o IBGE, para cada beneficiário da Previdência Social, em média, há 2,5 pessoas beneficiadas indiretamente. Assim, em 2014, a Previdência Social beneficiou 94,5 milhões de pessoas, ou seja, mais de 45% da população brasileira.

Participaram do evento, também, o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Gastaldo; o diretor-presidente do Instituto de Previdência de Jundiaí (Iprejun), Eudis Urbano dos Santos; a delegada-adjunta da Receita Federal, Célia Martinelli; e o presidente da Associação dos Aposentados de Jundiaí e Região, Edgard de Assis.

Solenidade no auditório da gerência executiva

Solenidade no auditório da gerência executiva

Alcir de Oliveira
Fotos: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/01/26/prefeito-destaca-importancia-dos-servidores-nos-92-anos-da-previdencia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original