Pesca econômica estimula consumo saudável na cidade
Publicada em 30/01/2015 às 13:48Com quase 20 anos em atividade na cidade, o programa Pesca Econômica, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Turismo, vem contribuindo para modificar os hábitos alimentares da população, cada vez mais conscientes de que a alimentação saudável traz resultados de grande importância para a saúde.
O secretário Marcos Brunholi explica que o programa tem dois aspectos importantes que o tornam eficiente e necessário: disponibiliza na porta da casa das pessoas pescados frescos e com preços bastante acessíveis, além de propiciar que elas se habituem a consumir peixes duas vezes por semana, que é o recomendável para obter resultados positivos na saúde e, consequentemente, na qualidade de vida.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA PESCA ECONÔMICA PARA FEVEREIRO
LEIA TAMBÉM
Festa da Uva tem 43 mil no primeiro fim de semana
Cavalgada da Festa da Uva ganha ‘reforço’ de carros tunados
“Não é só pelo preço, mas pela facilidade que oferece ao cidadão de poder recorrer a um alimento que traz benefícios à saúde”, diz Marcos Brunholi ao referir-se ao programa, que, segundo ele, tem recebido incentivos em atrair mais permissionários e, com isso, ampliar as áreas de cobertura. “Queremos chegar a mais bairros”, anuncia.
Para Leandro Bernardo, um dos dois permissionários que atuam na cidade, tanto é verdade que as pessoas estão se dando conta cada vez mais da importância de comer peixe que, nos últimos três anos, em muitas regiões da cidade onde o programa está presente o consumo chegou a dobrar.
“Nós trabalhamos só com peixes frescos e isso já é um diferencial do programa, pois os congelados perdem um pouco de suas melhores propriedades”, aponta o comerciante. Bernardo destaca ainda que alguns tipos, como o filé de linguado e o cação, são campeões de venda. A sardinha, que é o mais popular dos peixes, está na sua temporada de entressafra, que acontece entre os meses de novembro a março.
“Até podemos encontrar a sardinha em alguns pontos de venda, mas se trata de produto congelado, o que não impede que continue sendo consumida”, explica.
Sobre o longo tempo em que está no programa – 20 anos – Bernardo se diz satisfeito com o andamento dos negócios, pois não viu, nos últimos anos, uma retração nas vendas. “Gradativamente, há um aumento a cada mês e essa tendência se mantém, o que mostra que peixe sempre será um produto presente na mesa das pessoas e com a Pesca Econômica, ficamos felizes em poder participar desse processo de alimentação saudável”, finaliza.
Assessoria de Imprensa
Foto: Cleber de Almeida
-
22/05/2024
Prefeitura de Jundiaí em destaque na Brasil Log 2024
-
28/01/2024
Tradição e inovação marcam a gastronomia da Festa da Uva
-
27/01/2024
Música, atividades lúdicas e brincadeiras agitam a criançada na Festa da Uva
-
01/11/2023
Festa da Uva 2024 abre Edital de Credenciamento para expositores
Baixe as fotos desta notícia na resolução original