Prefeito vai implementar Sistema Eletrônico de Informações
Publicada em 11/02/2015 às 17:51O prefeito Pedro Bigardi vai assinar, nesta quinta-feira (12), por meio de videoconferência, acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, para implementar na Prefeitura de Jundiaí o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A novidade vai permitir que o município, dentro de alguns meses, promova uma revolução na gestão de processos, imprimindo agilidade e reduzindo os custos de tramitação, principalmente com papéis e suprimentos de informática, além de oferecer ainda mais transparência em todo processo.
O SEI foi totalmente desenvolvido por uma equipe técnica do TRF-4 e, graças aos seus resultados eficazes, está sendo disponibilizado – sem nenhum custo – para diversos órgãos da administração pública que tenham interesse, assim como o próprio tribunal, em modernizar a gestão de documentos e processos.
O prefeito Pedro Bigardi explica que o interesse pelo sistema representa a preocupação da administração de virtualizar a informação e promover a celeridade dos processos de trabalho. “Apesar de ser uma ferramenta interna, quem ganha também é a população, com a eliminação dos procedimentos atuais, burocráticos e demorados, que são verdadeiros obstáculos para uma resposta mais rápida às demandas”, comenta o prefeito.
Pelo TRF-4, participará do ato o desembargador federal Tadaaqui Hirose, para quem o novo sistema corresponde aos anseios de qualquer administrador público. “Atende não só ao quesito da economicidade como também da sustentabilidade, pois eliminará o tombamento de milhares de árvores com a não utilização de papel”, diz Hirose.
O SEI, em etapas
Inicialmente, o SEI será implementado como projeto piloto, na Companhia de Informática de Jundiaí, a Cijun, órgão que hoje dá o suporte necessário à Prefeitura na manutenção dos diversos sistemas em operação.
Na opinião do diretor-presidente da Cijun, Gilberto Novaes, a intenção é, aos poucos, eliminar a utilização de papéis, mas o grande ganho vem com a agilidade e a transparência na gestão dos processos. Para ele, que esteve nesta semana em Brasília com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoíni, e com o presidente da Anatel, João Rezende, o SEI está sendo tratado no âmbito nacional como um modelo padrão de sistema.
O gerente de projetos da Cijun, Celso Monteiro, explica que, numa fase experimental, o sistema será monitorado por um período de seis meses antes de abranger toda a Prefeitura. “É algo que vai mexer com uma cultura antiga do uso do papel. Além disso, será adotada a assinatura eletrônica, eliminando etapas de tempo que podem ser significativas para muitas questões”, diz.
Monteiro e as funcionárias Lara Elen Diogo Meitling e Vanessa Cestaroli participaram de uma reunião com o pessoal do TRF-4 para conhecer todos os detalhes do SEI, com vistas à sua implantação na PMJ. Da mesma forma, Gilberto Novaes, acompanhado de alguns técnicos, deve viajar a Joiville para acompanhar o SEI em funcionamento.
“Joinville é uma cidade que se assemelha a Jundiaí na questão dos procedimentos e queremos ver como está sendo a migração para o sistema que também vamos adotar.”
Assessoria de Imprensa
-
23/04/2024
‘Ju’ ganha novas funcionalidades e amplia o atendimento à população
-
11/03/2024
Arquivo Histórico: periódicos locais estão entre os novos documentos disponíveis no Acervo Digital
-
18/01/2024
Experiência imersiva no plantio da uva é sucesso na Festa da Uva
-
22/12/2023
Arquivo Histórico ganha Acervo Digital para consulta on-line e download de documentos
Baixe as fotos desta notícia na resolução original