Prefeito vai implementar Sistema Eletrônico de Informações

Publicada em 11/02/2015 às 17:51

O prefeito Pedro Bigardi vai assinar, nesta quinta-feira (12), por meio de videoconferência, acordo de cooperação técnica com o Tribunal Regional Federal da 4ª Região, para implementar na Prefeitura de Jundiaí o Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A novidade vai permitir que o município, dentro de alguns meses, promova uma revolução na gestão de processos, imprimindo agilidade e reduzindo os custos de tramitação, principalmente com papéis e suprimentos de informática, além de oferecer ainda mais transparência em todo processo.

O SEI foi totalmente desenvolvido por uma equipe técnica do TRF-4 e, graças aos seus resultados eficazes, está sendo disponibilizado – sem nenhum custo – para diversos órgãos da administração pública que tenham interesse, assim como o próprio tribunal, em modernizar a gestão de documentos e processos.

O prefeito Pedro Bigardi explica que o interesse pelo sistema representa a preocupação da administração de virtualizar a informação e promover a celeridade dos processos de trabalho. “Apesar de ser uma ferramenta interna, quem ganha também é a população, com a eliminação dos procedimentos atuais, burocráticos e demorados, que são verdadeiros obstáculos para uma resposta mais rápida às demandas”, comenta o prefeito.

Pelo TRF-4, participará do ato o desembargador federal Tadaaqui Hirose, para quem o novo sistema corresponde aos anseios de qualquer administrador público. “Atende não só ao quesito da economicidade como também da sustentabilidade, pois eliminará o tombamento de milhares de árvores com a não utilização de papel”, diz Hirose.

O SEI, em etapas
Inicialmente, o SEI será implementado como projeto piloto, na Companhia de Informática de Jundiaí, a Cijun, órgão que hoje dá o suporte necessário à Prefeitura na manutenção dos diversos sistemas em operação.

Na opinião do diretor-presidente da Cijun, Gilberto Novaes, a intenção é, aos poucos, eliminar a utilização de papéis, mas o grande ganho vem com a agilidade e a transparência na gestão dos processos. Para ele, que esteve nesta semana em Brasília com o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoíni, e com o presidente da Anatel, João Rezende, o SEI está sendo tratado no âmbito nacional como um modelo padrão de sistema.

O gerente de projetos da Cijun, Celso Monteiro, explica que, numa fase experimental, o sistema será monitorado por um período de seis meses antes de abranger toda a Prefeitura. “É algo que vai mexer com uma cultura antiga do uso do papel. Além disso, será adotada a assinatura eletrônica, eliminando etapas de tempo que podem ser significativas para muitas questões”, diz.

Monteiro e as funcionárias Lara Elen Diogo Meitling e Vanessa Cestaroli participaram de uma reunião com o pessoal do TRF-4 para conhecer todos os detalhes do SEI, com vistas à sua implantação na PMJ. Da mesma forma, Gilberto Novaes, acompanhado de alguns técnicos, deve viajar a Joiville para acompanhar o SEI em funcionamento.

“Joinville é uma cidade que se assemelha a Jundiaí na questão dos procedimentos e queremos ver como está sendo a migração para o sistema que também vamos adotar.”

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/11/prefeito-assina-implantacao-do-sistema-eletronico-de-informacoes/

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