Faculdade de Medicina tem cursos para a Terceira Idade

Publicada em 23/02/2015 às 12:34

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) oferece vagas para o Curso da Terceira Idade, realizado há 13 anos. Serão aulas semanais gratuitas durante o ano letivo escolar, às quintas-feiras, a partir das 8h30, e duração de 1h30. As inscrições serão realizadas no dia da primeira aula, marcada para a quinta-feira (5 de março).

O coordenador do curso, professor e médico José Eduardo Martinelli, explica que basta ter acima de 40 anos para participar da atividade. “Trataremos de assuntos relacionados à saúde, qualidade de vida e sexualidade. Um dos dias será dedicado à explicação do Estatuto do Idoso”, comenta.

LEIA TAMBÉM
Instituto Federal tem vagas abertas para curso de Comércio
Inscrições para o Coral Municipal estão abertas até sexta (20)

Preocupação com os idosos é tema da Faculdade de Medicina

Preocupação com os idosos é tema da Faculdade de Medicina

Profissionais da área de saúde devem passar informações de grande interesse coletivo, como diabetes, colesterol, doenças cardiovasculares, demência, cuidadores, memória, sono, nutrição, exercício físico e fonoaudiologia. No fim do curso, cada o aluno receberá um certificado.

Cuidadores
Estão abertas as inscrições para o curso de formação de cuidadores de idosos e de pessoas com alta dependência, marcado para as terças-feiras, das 19h às 21h30, no prédio da FMJ – rua Francisco Telles, 250, Vila Arens.

O curso, que terá duração de quatro meses, tem início na terça-feira (3 de março) e custo de R$ 200 mensais. O estudante que concluir todas as etapas receberá um certificado emitido pela FMJ.

O curso consiste em aulas teóricas e práticas com os professores José Eduardo Martinelli (Geriatra) e Flávia Aramaki (Gerontóloga), que abordarão os cuidados que todo idoso e dependente precisa receber em casa. Com foco nas pessoas com vontade de trabalhar como cuidador formal ou ainda aprofundar os conhecimentos sobre o envelhecimento e a velhice para cuidar dos familiares.

Segundo Martinelli, hoje é muito comum as pessoas cuidarem de alguém sem ter noções mínimas e básicas. “Queremos formar pessoas capacitadas para atuarem nessa área”, conclui.

O pré-requisito para inscrição é ser alfabetizado. As inscrições poderão ser feitas por meio do telefone 94142-1995, com Flávia.

Palestra
Jundiaí tem a sede subregional da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), que realiza mensalmente no terceiro sábado do mês uma reunião gratuita, às 9h, na Faculdade de Medicina de Jundiaí. O objetivo é apoiar esse grupo de cuidadores e orientá-los sobre a forma mais adequada de tratar estas pessoas.

Segundo Martinelli, a doença de Alzheimer é um problema de saúde pública em razão do envelhecimento populacional. Há diversos fatores de risco e proteção para a doença de Alzheimer com estudos recentes relevantes.

A etapa principal do diagnóstico dessa forma de demência é o exame clínico associado a testes de rastreio cognitivo. Apesar disso, aproximadamente 50% dos clínicos não fazem diagnóstico de demência em estágio inicial.

Assessoria de Imprensa FMJ
Fotos: Arquivo PMJ

Assista à reportagem da TVE Jundiaí


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/23/faculdade-de-medicina-programa-especial-para-terceira-idade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original