Prefeito prestigia workshop sobre resíduos sólidos

Publicada em 27/02/2015 às 18:37

O prefeito Pedro Bigardi participou da abertura do Workshop de Pesquisa-em-Uso Inopa, realizado pela Secretaria de Serviços Públicos em parceria com a Technische Universität Braunschweig, nesta sexta-feira (27), no Hotel Serra de Jundiaí.

O evento teve como base a divulgação dos resultados do projeto para fins de nivelamento da informação, multiplicação do conhecimento técnico adquirido e estabelecer os fundamentos para a continuidade da cooperação. O prefeito destacou duas diretrizes que estão presentes na discussão sobre tratamento de resíduos sólidos.

“Temos o desenvolvimento tecnológico, pois a cidade que não se preocupar com isso vai ficar para trás, e sustentabilidade, porque não vamos abrir mão de contribuir com a preservação do meio ambiente e tratar resíduos faz parte dessa realidade”, afirmou.

LEIA MAIS
Jundiaí testa duas tecnologias para tratamento de resíduos sólidos

Prefeito participa de workshop sobre tratamento de resíduos sólidos

Prefeito participa de workshop sobre tratamento de resíduos sólidos

Bigardi explicou ainda que, para desenvolver um projeto sobre tratamento de resíduos sólidos, é preciso ter planejamento, técnica e recursos. “O planejamento da Secretaria de Serviços Públicos é muito claro; a técnica está sendo discutida em congressos, seminários e workshops para definir qual o melhor sistema a ser implantado e o recurso é conquistado por meio de parcerias com o setor privado e com linhas de financiamento, como estamos fazendo”, disse.

O workshop também foi uma prestação de contas de todo o trabalho realizado até agora, segundo o secretário de Serviços Públicos, Aguinaldo Leite. “O objetivo de estudo foi a cidade de Jundiaí, mas outros municípios vão usufruir desse trabalho”, disse ao afirmar que o evento marca um momento de satisfação pelo fato de ter algo para apresentar e avaliar a capacidade de reaproveitamento dos resíduos sólidos.

O vice-prefeito e secretário de Educação, Durval Orlato, lembrou da importância de trabalhar este tema com as crianças. “Precisamos passar o conceito, nunca é tarde para se conscientizar.”

Já o presidente da Câmara dos Vereadores, Marcelo Gastaldo, destacou que a política pública sobre resíduos sólidos vai quebrar paradigmas e uma mudança de cultura. “É uma questão que sempre vem à tona e Jundiaí, mais uma vez, sai na frente.”

O evento contou com a participação de representantes da Alemanha, associações do segmento de limpeza urbana, instituições financeiras, órgãos de fiscalização e outras prefeituras, como foi o caso do secretário de Meio Ambiente de Votuporanga, Luiz Gustavo Gallo Vilela. “Votuporanga leva a questão ambiental muito a sério e temos uma afinidade com o que Jundiaí vem fazendo na questão do tratamento de resíduos sólidos. Não tenho dúvidas de que vai dar certo”, disse.

Participaram da solenidade o secretário de Relações Institucionais, Liraucio Tarini, o coordenador do Procon, Adilton Garcia, o assessor especial do Gabinete do Prefeito para Assuntos das Coordenadorias, Vanderlei Victorino, o coordenador da Defesa Civil, coronel Eduardo Carbonari, o diretor de fomento à indústria, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Gilson Pichioli, a vereadora Marilena Negro e o vereador e Líder de Governo, Gerson Sartori.

Kadija Rodrigues
Foto: Cleber de Almeida


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2015/02/27/prefeito-prestigia-workshop-sobre-residuos-solidos/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original