Moradores do São Camilo têm opção de renda com curso
Publicada em 02/03/2015 às 16:32Um problema na coluna impediu que Ivone Pereira de Souza, 50 anos, continuasse com o trabalho de diarista. Para ajudar na renda familiar, decidiu participar da Oficina Mãos na Massa, uma parceria entre a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads) e a Associação Pio Lanteri. A aula inaugural foi feita nesta segunda-feira (2).
Com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Jardim São Camilo na seleção das pessoas contempladas com a oficina, os participantes vão aprender a fazer pães doces e salgados, salgadinhos de festa e sonhos. “Sempre gostei de cozinhar, faço alguns pães em casa e vi nessa oficina uma maneira de contribuir na renda da minha família, porque só o meu marido trabalha”, afirmou Ivone, ao dizer que mora há 13 anos na região.
LEIA TAMBÉM
Mais de 25 mil pais retiram uniforme escolar
Tarifa de ônibus social a R$ 1 é aprovada pela população
Parceria com empresa gera 18 vagas para programa aprendiz
O projeto, segundo Luiz Guilherme Fushini Camargo, coordenador do Cras do São Camilo, é uma estratégia de geração de renda. “Avaliamos a oportunidade de fortalecer a rede socioassistencial mediante parcerias com entidades que estão situadas em nossa área de abrangência, e que em algum momento já desenvolveram ações vinculadas à geração de renda, como é o caso da associação”, explicou.
De acordo com o coordenador, a população atendida no centro apresenta demanda de acesso imediato à renda, tendo em vista a situação de desemprego ou acesso de trabalho eventual (bicos), como é o caso de Elisangela da Silva, 36. Mãe de seis filhos e grávida do sétimo, ela vive sozinha com as crianças e não consegue tempo para trabalhar. “Estou esperançosa que nessa oficina eu possa ganhar um pouco mais para melhorar a vida dos meus filhos, pois vivo apenas de Bolsa Família e pensão”, disse.
“Um dos nossos objetivos é que os participantes, ao fim das oficinas, possam ingressar no grupo de mulheres que realizam atividade de produção de salgados, doces e pães na associação e consigam conquistar a própria renda”, disse Luiz Guilherme.
Ele ressaltou ainda que as pessoas que pretendem montar o próprio negócio receberão uma palestra no último dia de curso, com um consultor do Sebrae que falará sobre técnicas de empreendedorismo.
Renda
De acordo com a coordenadora da associação, Elaine Cristina Cavalcante, em um dia de trabalho na semana, as mulheres chegam a tirar R$ 300. “Se tivermos mais mão de obra para a confecção dos pães, com certeza o lucro será ainda maior, é só querer”, destacou.
O curso tem duração de quatro aulas, marcadas todas às segundas-feiras na Associação Pio Lanteri. Toda a produção realizada durante o curso será revertida para o consumo das crianças que frequentam a entidade.
Kadija Rodrigues
Fotos: Cleber de Almeida
-
17/12/2021
Famílias do São Camilo são atendidas pelos serviços sociais e receberão auxílio moradia
-
07/12/2016
CRAS Santa Gertrudes tem apresentação musical do ‘Tocar & Encantar’
-
30/11/2016
Ação preventiva celebra o Dia Mundial da Luta contra a Aids
-
29/11/2016
Centro de Referência da Assistência Social passa a atender em novo endereço
Baixe as fotos desta notícia na resolução original